Além de jornalista ligado à área de arquitetura e escritor, sou guia de turismo. Sempre que faço o Tour Casas & Prédios Antigos de Copacabana, aproveito para visitar, com o grupo, o Beco das Garrafas, até hoje o mais conhecido do bairro.
Ele fica numa travessa sem saída na Rua Duvivier, entre os edifícios de números 21 e 37, onde centenas de pessoas, nas décadas de 1950 e 60, disputavam um lugar para assistir aos shows nas casas noturnas Little Club, Bottles e Baccara. À época, lá se apresentavam: Sérgio Mendes, Baden Powell, Ronaldo Bôscoli, Elis Regina, Miele e Wilson Simonal, dentre tantos outros talentos.
Por mais de 10 anos, funcionou a livraria Bossa Nova na entrada do Beco. Ela tinha uma espécie de museu no mezanino, com inúmeros objetos das décadas de 1950, 60 e 70. Era uma viagem ao passado. Infelizmente, a “bossa nova” fechou em 2019, e nada surgiu em seu lugar. Com a pandemia, as casas noturnas também suspenderam suas atividades. Vamos torcer para que reabram nos próximos meses, com ótimos shows, como no passado.