numero:✓ Tornozeleira eletrônica à prova d’água, temos? A foto de Gabriell Neves, um dos nomes dos escândalos da Saúde do governo Witzel, estava na praia, usando a sua, e zero problema com isso. Que homem extravagante é esse? A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã.
numero:✓ Você já foi apresentado ao luto da covid? Fica em casa, mesmo sabendo que pode sair se quiser. Não precisa ser como o ex-prefeito Crivella, por exemplo, coitado, que não pode botar a cara na rua, mas faz tudo de casa mesmo.
numero:✓ Três filmes entraram no circuito esta semana: “Legado Explosivo”, com Liam Neeson, ator que sempre leva muita gente às salas, pelos personagens durões; “Skin – À flor da pele”, do diretor israelense Guy Nattiv; e o brasileiro “Um tio quase perfeito 2”, com as trapalhadas de Tony (Marcus Majella) e da sátira de temas politicamente corretos. Para outros filmes em cartaz, clica aqui.
numero:✓ Três filmes entraram no circuito esta semana: “Legado Explosivo”, com Liam Neeson, ator que sempre leva muita gente às salas, pelos personagens durões; “Skin — À flor da pele”, do diretor israelense Guy Nattiv; e o brasileiro “Um tio quase perfeito 2”, com as trapalhadas de Tony (Marcus Majella) e da sátira de temas politicamente corretos. Para outros filmes em cartaz, clica aqui.
numero:✓ Diálogo em jantar em Ipanema, esta semana, em mesa de três (mais do que isso agora é chamado festa): “Você já voltou a treinar?” — “Tenho academia em casa, não gosto do suor alheio”. Nem de esnobismo — rsrsrs!
numero:✓ A mostra “Buscadores: a vitalidade da arte”, com curadoria de Paloma Carvalho, está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. São 21 trabalhos entre esculturas, objetos, fotografias e pinturas, de Bruno Schmidt e Roberto Barciela.
numero:✓ Para quem curte aquele sertanejo-raiz, neste sábado (09/01) tem show de Sérgio Reis na programação da Virada SP Online, na plataforma #CulturaEmCasa. Também estão programados um sarau com a autora Aline Bei e apresentação do grupo Teatro Mágico. A programação começa ao meio-dia.
numero:✓ Consta que filme de sacanagem não salva casamento, mais ainda, numa pandemia
numero:✓ Rolando nas redes: “FHC fez uso político do Plano Real. Tudo bem, foi ele que lançou a moeda. Lula fez uso político do Bolsa Família. Tudo certo, quem consolidou e expandiu o benefício foi ele. Dória fará uso político da vacina. Por que não? Bolsonaro pode fazer uso político da capa do passaporte”.
numero:✓ O hit deste verão promete ser “Vem no Bu Bu Tan Tan, só no Bu Bu Tan Tan” na versão remix. Impossível pensar na vacina sem vincular ao funk de MC Fioti, “Bum bum tam tam”, sucesso em 2017.
numero:✓ Da jornalista Beth Moreno: “O mercado sadomasoquista deveria investir mais no Brasil”. Sobre masoquismo na pandemia, tem texto aqui do psicanalista Nélio Tombini na coluna.
numero:✓ O DJ Márcio Fernandes, aquele que toca vários ritmos e não parou de fazer lives durante a pandemia, prepara dois repertórios: o primeiro, para a noitada de sábado (09/01), para curtir em casa, claro; o segundo, para aquele almoço tranquilo — ou não — de domingo (10/01). Assista aqui.
numero:✓ O mesmo serve para a programação de teatro no Rio, que começou 2021 de maneira tímida, com poucas estreias. As apresentações presenciais ainda são raridade e acontecem apenas em endereços no Leblon e na Gávea, como “Nelson Gonçalves — o amor e o tempo”, no Shopping da Gávea — veja a crítica de sexta de Claudia Chaves; e “Eu comigo mesmo”, do humorista Rafael Portugal, no Teatro Casa Grande, no Leblon, no sábado e domingo (09 e 10/01), às 21h e 20h, respectivamente.
numero:✓ No entanto, as montagens online continuam a toda, como “(Des)memória”, numa espécie de jogo online, refletindo sobre representatividade. No projeto Teatro Em Movimento Digital.
numero:✓ Eriberto Leão reestreia “O astronauta”, enviado ao espaço para uma missão solitária, levando o viajante a uma experiência de isolamento completo. Algo em comum? Sábado e domingo (09 e 10/01), às 18h, pelo Sympa, com ingressos a partir de R$ 10.
numero:✓ O Teatro Petra Gold, no Leblon, voltou com sua programação apenas no virtual. Às sextas de janeiro, “Luiz Gama: uma voz pela liberdade”, às 20h; e aos sábados, “Heróis às Avessas”, com Adriana Birolli e Alexandre Contini, às 20h, com ingressos aqui.
numero:✓ Bruno Big mostra seu trabalho em “Linha livre — a arte de Bruno Big”, no Centro Cultural Correios, no Centro, com pinturas e esculturas em cerâmica. Informações no (21) 2253-1580.
numero:✓ E aquela sabedoria nordestina está mais do que em alta: “Boa romaria faz quem de sua casa não sai” — Affff! O que vai acontecer com a gente?