“O azul forte da fachada do Edifício Fonseca e Silva é um dos grandes atrativos para os que passam pela tranquila Rua Alberto de Campos, em Ipanema. Esse pequeno prédio, inaugurado na década de 1930, tem somente quatro apartamentos e duas coberturas, todos com três quartos e cerca de 100 m2.
Foi construído pelo Conde de Modesto Leal (1860-1939), considerado o homem mais rico da República Velha e um dos primeiros a habitar Ipanema. Sua fachada art déco é usada, desde 2012, para a série infantil “Detetives do Prédio Azul”, exibida pelo canal Gloob. A série fez tanto sucesso que também virou filme e livro.
Uma das atuais moradoras é Ana Maria Carvalho, a eterna mulher de branco de Ipanema, que, há décadas, circula pelas ruas como a mais famosa e polêmica personalidade do bairro. Ela é filha do radialista e jornalista Luís de Carvalho e ex-mulher do compositor Marcos Valle, a quem ajudou a divulgar a bossa nova pelo mundo.
Ana, hoje com mais de 70 anos, vendeu sua casa branca na Rua Joana Angélica nº 207 e comprou um apartamento no prédio azul, onde vive desde 2007. Quase sempre, ela pode ser vista sentada num dos bancos da Praça Fernando Torres, que fica bem em frente ao prédio, perto de crianças de diversos lugares que pedem a seus pais e responsáveis uma foto tendo ao fundo o prédio azul mais famoso do Brasil.