Morreu, nesta quinta (10/12), no hospital Copa Star, em Copacabana, por falência dos órgãos, o empresário Jacques-Louis Mercier, de 87 anos, que formava com sua mulher, Marie-Anick, o casal francês mais famoso e querido do Rio, vivendo entre Paris e a capital carioca, muito bem instalado no Leme, onde costumava dar grandes festas.
Considerado uma das maiores autoridades em tecnologia e telecomunicação espacial no Brasil e na França, o engenheiro e empresário atuava no setor aeroespacial, por meio de sua empresa, a Consulcom, especializada em satélites e foguetes. Desde 1985, representava, no Brasil, a francesa Arianespace, primeira empresa no mundo a se especializar em transporte comercial no espaço.
Nascido em 1933, em Paris, Jacques-Louis mudou-se para a Suíça, ao final da Segunda Guerra Mundial, durante a qual seus pais, suíços, atuaram na Resistência aos nazistas. Formado na Escola Politécnica de Zurique (Suíça) e doutor em Filosofia na Universidade de Washington (Seattle, Estados Unidos), Jacques-Louis chegou ao Rio em 1966, para presidir uma missão francesa de cooperação e intercâmbio científicos, liderando uma equipe de 70 especialistas em seis universidades do País, notadamente na PUC-Rio e na Coppe-UFRJ. O resultado do trabalho está no livro “Introdução ao Cálculo Tensorial”, dedicado aos ex-alunos brasileiros. Em 1973, foi perseguido por abrigar em casa opositores da ditadura militar, razão pela qual deixou o Brasil durante dois anos, em que atuou como diretor na Escola de Belas Artes de Paris.
Ao retornar, associou-se ao empresário Joaquim Monteiro de Carvalho, o Baby, para montar um escritório de representação comercial de satélites, aviões e foguetes. Nos anos 1980, fundou sua própria consultoria e foi cofundador da TV Lagos, antiga afiliada da TV Globo na Região dos Lagos. Ele mantinha, em Búzios, uma bonita e animada casa. Também se associou na produção dos vinhos Volnay Premiers Crus Les Lurets, na região da Borgonha, na França.
Por sua contribuição às relações bilaterais franco-brasileiras, recebeu, em 2004, o grau de Cavaleiro da Legião de Honra da França e foi incluído na lista dos empresários da Marquis Who’s Who. No Brasil, recebeu a Ordem do Mérito Aeronáutico e a Medalha Mérito Santos-Dumont.
Jacques-Louis Mercier deixa viúva, a filha, Marie (antropóloga e artista plástica) e o neto, Louis.