Com as UTIs chegando ao limite no Rio, quem estiver com algum sintoma da Covid-19 (tosse, febre, falta de ar, dor de garganta…), é preciso lembrar que existe a plataforma Missão Covid, fundada pelo cardiologista Leandro Rubio Faria, do Hospital Samaritano de São Paulo, que conecta o paciente com um grupo de médicos que atende as pessoas gratuitamente. É só fazer o cadastro, que um deles entra em contato para uma videoconsulta. Segundo dados do site, as consultas virtuais aumentaram em 1.062% de outubro para novembro. Na primeira quinzena de outubro, eram 520 atendimentos e 43 na fila. Porém, no fim de novembro, foram cinco mil acessos e 500 cadastros em dois dias.
A propósito, nesta sexta (11/12), foi lançado um mapa de risco, feito pelo governo do Rio, mostrando que 75% da população está em locais considerados de alto risco para o coronavírus. Com esse percentual, o estado passa a ser classificado com a bandeira laranja, de risco moderado — antes estava na amarela, de baixo risco.
Fato é que os casos têm aumentado: nessa quinta (10/12), foram 116 mortes e 3.560 casos confirmados, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Os altos números vêm sendo uma constante do mês de dezembro.