Em coletiva nesta sexta (04/12), o governador Cláudio Castro e o prefeito Marcelo Crivella apresentaram as próximas medidas contra a Covid-19 no Rio. Nada novo, a não ser que centros comerciais e shoppings vão poder funcionar integralmente para evitar aglomerações, ou seja, se você, que é uma pessoa noturna, vai poder passear pela madrugada, com a única preocupação de não dar mole para os bandidos oportunistas. Quer fazer suas comprinhas de Natal a partir da meia-noite? Sem problemas. “O apelo que fazemos é pela conscientização para que a gente não precise tomar medidas mais duras. Os shoppings e centros comerciais estarão autorizados a funcionar 24 horas por dia, para que a população não precise correr”, disse Crivella.
“A pandemia não foi embora. Vivemos um ano extremamente difícil, em que muitos não conseguiram trabalhar, inclusive erros do poder público. O mundo inteiro errou, não fomos diferentes. Precisamos que todos se conscientizem e assumam a responsabilidade para não ter retrocesso. É preciso o uso do álcool, o distanciamento, o uso da máscara. Estamos lutando contra um inimigo duro”, completou Castro.
Resumindo: sem novas medidas de restrição, apesar da recomendação de especialistas do comitê científico da Prefeitura, apenas a sugestão em manter o fechamento das escolas, evitar frequentar as praias — nesses 50º, com todo mundo angustiado —, além da flexibilização de horários do comércio, incluindo bares e restaurantes, que também vão funcionar 24 horas se o dono quiser. Ou seja, é sair do bar na madruga e comprar o presente de Natal da família.