Tudo bem que a pandemia fez muita gente comprar livro — online… Mas e as lojas físicas? Nesta quinta (12/11), tem início a campanha nacional #tudocomeçanalivraria nas redes sociais, com essa hashtag, para que o público poste suas experiências nas livrarias. O movimento foi criado por um grupo de representantes de mais de 120 pontos de venda do País. Segundo a pesquisa “Produção e vendas do setor editorial brasileiro”, elas tiveram uma queda de 40% nas vendas, em relação ao ano passado.
A campanha tem apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Nacional de Livrarias (ANL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). “A livraria é o lugar de encontro entre o leitor e o livro, onde se fortalece essa conexão. Também é o espaço de prazer de conhecimento, de troca de experiências, de lazer. É onde se vivem sonhos”, diz Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, está prevista uma “supersexta” nos moldes de uma “black Friday”, com promoções e descontos para quem comprar direto nas lojas. Seja o oposto de certas criaturas que compram livro a metro para decorar o ambiente. Que tal?