Para dar uma turbinada no Natal dos funcionários públicos cariocas (Comlurb, Cet-Rio, Guarda Municipal e Polícia Militar), ciclistas, triatletas e voluntários da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio (CSC-RJ) abriram uma vaquinha online para presentear, com panetones, os que trabalham nas APCCs (Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição). “Desde 2013, esses agentes garantem a integridade física e a segurança dos atletas em local seguro e sem contato com automóveis, durante seus treinamentos de ciclismo de alto rendimento”, diz Raphael Pazos, um dos fundadores do CSC.
Atualmente são mais de 400 ciclistas de todas as idades, amadores e profissionais que treinam às terças e quintas, nessas vias no Aterro do Flamengo, Reserva, na Barra e Porto Maravilha. A ação tem duplo objetivo, já que os panetones são produzidos pela ONG Missões Nacionais.
A ideia é comprar 400; para isso, Pazos criou uma vaquinha com a meta de R$ 9 mil. Se 300 ciclistas e triatletas ajudarem com R$ 30, por exemplo, o objetivo será alcançado. Se sobrar dinheiro, vai para a ONG Ação Querer Bem, da Cidade de Deus.