O biólogo Mario Moscatelli, colaborador da coluna, é um incansável fiscal do ecossistema carioca. Neste sábado (17/10), ele caminhou pela Barra, para constatar irregularidades, como o sistema de drenagem de águas pluviais no Jardim Oceânico servindo para outros fins. “Aqui, não existem favelas, todos pagam pela água encanada e esgoto, mas, mesmo assim, esse é o exemplo de saneamento que nós temos na cidade — deve ‘chover merda’ em dia de sol! Em vez de água, rede de esgoto. E tudo isso vai para o canal da Joatinga e, consequentemente, na praia da Barra. Enfim, a delinquência ambiental deitando e rolando, leis não servindo para coisa alguma”, diz Mario.
Continuando pelo canal até desembocar na praia da Barra, observou uma coloração abacate: “Tem forte probabilidade de estar contaminada por cianobactérias, que, dependendo da espécie, podem ser altamente tóxicas para os seres marinhos ou humanos (podendo até causar hepatite ou câncer de fígado) que se ‘enturmam’ com elas. Elas são fruto do esgoto sem tratamento e do verão que, em conjunto, criam a tempestade perfeita. Deve piorar à medida que o verão se intensifica e repetirá o mesmo cenário de degradação ambiental e comprometimento da saúde pública, verificados nas últimas duas décadas, sem perspectiva de melhora. Afinal, ‘Sorria, você está na Barra!”.
Nas imagens aéreas, Moscatelli indica exatamente o percurso do “esgoto” jorrando do canal até o mar. “Para quem bebe água tratada da mistura de água do rio Guandu com esgoto doméstico e industrial, o que pensar sobre essas imagens? Isso é a consequência da transformação dos rios em valões de esgoto e as lagoas, em latrinas. Nada de novo! Alerto desde 1999, porque vem aí o verão, calor e muita intensidade luminosa, e lá vamos nós, novamente, com a explosão de cianobactérias. Novo mesmo vai ser quando tomarmos vergonha na cara, e os órgãos de fiscalização agirem como estabelece a lei. Simples assim. Alerto aos usuários do trecho Quebra-mar e Pepe que evitem em contato com a água desse trecho”.
O vídeo aéreo da praia da Barra feito pelo piloto Adonis, parceiro de Mario: