Roberto Menescal é rei no Japão. E podemos provar. Nove músicos japoneses se reuniram para fazer uma homenagem pelos 83 anos de um dos mestres da bossa nova e gravaram “O Barquinho”, composta há 60 anos, em português — com pouco, mas ainda um sotaque característico. Na década de 1960, o músico era ídolo naquele país — em 1998, ele e Wanda Sá gravaram o álbum “Estrada Tóquio-Rio”, que teve grande repercussão por lá.
O clipe vai ser lançado no dia 25 de outubro, data de aniversário do músico, no canal do YouTube. “Eu tive uma afinidade muito grande com o Japão. Até considero minha segunda pátria porque sempre fui recebido com muito carinho. Todas as vezes que fui lá foi uma festa. De repente veio essa ideia de fazer com eles um vídeo dessa música minha com o Boscoli e pra mim foi um presente”, diz Menescal. O arranjo é do próprio Menescal, com produção do japonês Kazuo Yoshida e direção e edição do cineasta paulistano Fred Freitas. O clipe demorou três meses para ser finalizado — todos gravaram de casa e a mixagem foi de Márcio Menescal, filho de Roberto e fundador do grupo BossaCucaNova.
A quem interessar, os músicos japoneses são Akiko Morishita, Michinari Usuda Noriko Ito, Sachiko Yoshino, Nina, Yoshiro Nakamura, Solo Piano, Tomoko Nunokami, Saigenji e Kumi Hara.