Nesta terça (22/09), a partir das 17h, Fernando Blower, presidente do Sindicato Empresarial de Bares e Restaurantes (SindRio), participa da live “Delícias do Brasil”, com o tema “Regras de ouro: os impactos e desafios para bares e restaurantes”.
No dia anterior, o sindicato produziu um comunicado sobre o respeito às novas normas com a reabertura dos comércios. “A grande maioria das casas abriu com todos os cuidados necessários e outros sequer puderam retomar, sem condições financeiras e segurança jurídica para tal. Desde julho percebemos excessos pontuais de todas as partes. O comportamento nas ruas, completamente inadequado e amplamente divulgado, acendeu um sinal vermelho. Nenhum agente da cadeia discordou da atuação e presença de fiscais”, diz trecho do texto, chamando atenção para a falta de consciência dos trabalhadores informais e ambulantes tomando conta das ruas. “Eles encontraram uma brecha dentro da ordem, e tudo virou uma grande desordem. A formalidade está sendo punida com multas e mandados de fechamento, enquanto as ruas são invadidas, sem qualquer fiscalização, por isopores com bebidas alcoólicas, quentinhas em malas de carro e mais um sem-número de comerciantes informais que encontraram, nesse ponto cego dos agentes de segurança, imensa oportunidade de ocupação. O que vemos são dois pesos e duas medidas, onde o formal é tratado a ferro e fogo, e o informal parece invisível, podendo transitar e fazer o que bem entender”.
O SindRio representa quase 10 mil bares e restaurantes cariocas. A conversa vai ser mediada pela jornalista Alinne Prado com a participação de Pedro Hermeto, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio (Abrasel), e Roberto Maciel, dono dos restaurantes Victoria e Maúa e ex-presidente da Abrasel. A transmissão será pelo hotsite deliciasdobrasildigital.net.br