As redes sociais estão associando o convite da ONU a Lula, na manhã desta quinta (24/09), em seminário sobre educação, a uma suposta retaliação ao de Jair Bolsonaro, na abertura da Assembleia Geral, na terça (22/09).
Só que o ex-presidente já estava convidado desde julho. Fato é que a Internet não perdoa, e a postagem “ONU convidou Lula para discursar depois de fiasco de Bolsonaro”, por exemplo, foi compartilhada mais de 10 mil vezes no Facebook.
O convite a Lula foi feito pela Organização do Mundo Islâmico para a Educação, Ciência e Cultura (ICESCO) para o webinário internacional “Os papéis necessários da educação para alcançar as sociedades que queremos”.
Também participaram Kaiash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e Alice Albright, secretária executiva da Parceria Global para a Educação. Segundo Koumbou Boly Barry, relatora da ONU para o Direito à Educação, “a experiência do Brasil na educação interessa ao mundo e o ex-presidente colaborou e colabora para o progresso mundial, fortalecendo laços entre povos”.