Está circulando nas redes, nesta quinta (20/08), o vídeo “Pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Coronavírus”, com Matheus Nachtergaele no papel principal — o próprio corona —, dando entrevista para jornalistas tendo ao fundo o Palácio do Planalto, em Brasília. A ideia foi do dos diretores de TV e cinema Cao Hamburger e Rafael Terpins, baseados num dos textos do “Sensacionalista”, que faz humor com as atualidades.
Uma das perguntas foi se o corona assumiria o Ministério da Saúde, mais de dois meses sem um titular: “Isso fake news, eu recusei o convite. Nem precisa de ministro, porque está funcionando tão bem nas mãos dos valorosos soldados. Médico pra quê? Um bando de carniceiro”. Sobre como estaria se sentindo no Brasil, o protagonista respondeu: “Que povo hospitaleiro! Só de boa no barzinho aglomerado com os amigos, ofendendo os fiscais da saúde …”.
O ator publicou o vídeo em seu Instagram que já tem mais de 70 mil visualizações e comentários tanto elogiosos quanto odiosos. Mas na legenda, ele já avisa: “Seria Cômico, se não fosse trágico”.
No fim do curta, uma menção ao manifesto “estamos #Juntos”, a favor da democracia, assinado por mais de 280 mil pessoas, entre elas, Frei Betto, Fernando Henrique Cardoso, Aderbal Freire Filho, Adriana Calcanhotto, Luciano Huck, Caetano Veloso… que tem a proposta de unir pessoas de diferentes ideologias em defesa de temas como “a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia”.