O Parque Nacional da Tijuca vai ter todos os seus acessos liberados a partir deste sábado (15/08), com uma novidade: ingressos com 80% de desconto — cada atração visitada tem um valor. Para saber mais, clique aqui. No entanto, permanecem fechados os locais onde naturalmente há concentração de pessoas — todas as trilhas reabrem, com exceção da Pedra Bonita, que voltou a ser fechada dia 1º de julho porque os cariocas invadiram o local praticamente em “manada”, desobedecendo as regras. Alguns mirantes e cachoeiras também estão fechados para evitar aglomerações. O topo de trilhas, como Pedra da Gávea e Pico da Tijuca, não estão interditados porque não são mirantes, mas permanecer lá em cima contemplando não pode.
O desconto para moradores da cidade vai até quando durar o estado de calamidade pública estabelecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Segundo o texto, um dos objetivos é diminuir os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos causados pela pandemia.
A propósito, outros pontos turísticos também vão funcionar com descontos de 30 a 50%, como parte da campanha “#RedescubraoRio“. Também reabrem o Pão de Açúcar, o Trenzinho do Corcovado, o AquaRio, a roda gigante Rio Star e o Centro de Visitantes Paineiras.