Com as aulas presenciais suspensas, 70 alunos dos cursos de Cinema, Design Gráfico, Fotografia, Jornalismo, Marketing, Produção de Audiovisual e Publicidade e Propaganda da Estácio, estão participando do “Projeto Voluntários do Bem”, criado pelo Movimento União Rio (que ajuda carentes durante a pandemia). Os estudantes doam seu tempo em troca de aprendizado profissional, uma espécie de estágio, como por exemplo, o que seria o funcionamento de uma agência de comunicação. Na prática, eles estão produzindo conteúdos pontuais para estimular as doações.
Tudo acontece online: os alunos são divididos em cinco grupos e cada um faz uma função, como gerenciar projetos, escrever textos, criar conteúdo, direção de arte, editar vídeos e fotos e, no fim, entregam as campanhas. “A ideia é que, a cada mês, troquemos os grupos e os alunos avulsos de forma a que todos possam experimentar funções e parcerias variadas”, diz Ana Deccache, do União Rio.
Para Claudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio, “a parceria é importante, os alunos vão aprender na prática e, sobretudo, fazem um grande exercício de cidadania”.