Aos loucos por cinema, aqui pode estar uma oportunidade. O Soraia Cals Escritório de Arte faz um leilão, na segunda e terça (24 e 25/08), totalmente online, com mais de 400 imagens de fotógrafos e estúdios da época de ouro de Hollywood, quando o glamour reinava em Los Angeles, e os smartphones, com câmeras de última geração, nem faziam parte de roteiros de ficção.
Chama atenção, por exemplo, uma foto assinada por Fritz Lang (1890 -1976) — a R$ 12 mil de lance inicial, o mais caro do catálogo —, um dos maiores nomes do cinema alemão, com dedicatória para o brasileiro Adhemar Gonzaga, um dos pioneiros do Cinema Brasileiro e fundador do estúdio Cinédia, ainda hoje em funcionamento, em Santa Teresa, sob direção de sua filha, Alice Gonzaga.
A imagem mostra os bastidores de “Metropolis” (1927), com os atores Brigitte Helm e Gustav Frolich, com a dedicatória em caneta azul, que dizia “Para Adhemar Gonzaga, com toda a minha amizade e verdadeira fraternidade, Fritz Lang”, entregue na primeira edição do Festival Internacional do Filme (FIF), no Cine Rian, em Copacabana – com vários convidados, digamos, estreladíssimos, como o diretor italiano Luchino Visconti (1906 -1976), a atriz Claudia Cardinale, Roman Polanski, Dino de Laurentiis (1919 -2011), Roberto Rosselini (1906 -1977) e por aí vai.
A propósito, o lote 36, com o segundo lance inicial mais alto do leilão, R$ 10 mil, e uma imagem, também tem dedicatória a Adhemar Gonzaga, assinada por Charles Chaplin em 1929, bem mais formal, dizendo “para A.A. Gonzaga, de Charles Chaplin”.