Assim como tudo em 2020, o tradicional gala da BrazilFoundation vai acontecer online, no dia 12 de setembro, com apresentação do casal Flávia Alessandra e Otaviano Costa, show de Preta Gil, homenagem à fundadora, Leona Forman, além de várias participações. “Meses atrás, no começo da pandemia, o comitê fez uma reunião virtual. O objetivo do encontro era algo que parecia uma missão impossível: produzir um evento para comemorar os 20 anos da fundação. Na frente dos nossos computadores nos olhamos, via aplicativos, e nem sabíamos por onde começar. Enfrentar desafios nunca foi uma novidade para nosso time. No entanto, nada se compara ao que o mundo está enfrentando”, diz Ilana Lipsztein à coluna, brasileira que mora em Nova York há mais de 20 anos e faz parte do comitê anfitrião.
No fim da reunião, decidiram pela live, a ser transmitida do estúdio de Otaviano Costa, no Rio. Em paralelo, Ilana conta sobre os jantares beneficentes acompanhados de leilões, que sempre renderam uma boa publicidade e arrecadações que, este ano, também será online com cada integrante do comitê transmitindo sua farra gastronômica ao vivo, uma hora antes do evento principal.
Ilana, por exemplo, vai ser a anfitriã do “Mesa Zoom”, com o tema “Jante Com o Chef”, e convidados especiais como o chef Daniel Boulud, que faz o menu da BrazilFoundation em NY, Katia Barbosa, do cardápio carioca, e Romero Britto, que doou um de seus trabalhos para o leilão — vai ser a primeira aparição do artista plástico depois do vídeo viralizado mostrando uma mulher quebrando um trabalho seu em Miami. Cada um, de sua respectiva cidade, vai receber o prato em casa. “Calculamos o tempo certo para que todos pudessem assistir ao show de suas casas”, explica Ilana.
Em 20 anos, a BrazilFoundation ajudou a 635 ONGs, treinou mais de 1689 líderes sociais, movimentando U$ 53 milhões (mais ou menos R$ 276 milhões). Saiba mais detalhes aqui.