A volta — devagar e gradativa — das pessoas aos museus franceses motivou a campanha #bestmuseumbum nas redes sociais. São várias bundas de obras famosas circulando na Internet — uma ótima ideia para incentivar a visita, usando o bom humor.
__________________________________________________________________________________________________
A Paris-Plage, “praia” pública à beira do rio Sena, reabriu na última semana, aproveitando o auge do verão europeu. Com receio de uma segunda onda do coronavírus, as regras estão sendo respeitadas e os espaços entre as cadeiras, também. Para a garantia dos frequentadores, uma equipe sanitária faz testes rápidos, diariamente, das 14h às 19h; pela quantidade de gente, a fila é de, no mínimo, 1 hora para receber o resultado.
A Paris-Plage fica aberta até 30 de agosto.
_______________________________________________________________________________________________________
No início do segundo semestre, acontece a reinauguração do Museu da Moda, que aproveitou a pandemia para reformas. Vai abrir com uma excepcional retrospectiva de Mademoiselle Gabrielle Chanel – a evolução da empresa e da moda, ideia da diretora do museu, Miren Arzalluz – e supervisão artística de Olivier Saillard, num espaço de 1.500 m2. O percurso será dividido em duas etapas, articuladas com retratos da estilista, com 350 peças da coleção do museu, de museus parceiros e de coleções particulares, arquivos e objetos do patrimônio da Chanel. Será apresentada também uma seleção de bijuterias, acessórios e perfumes, além de uma sala inteiramente dedicada ao famoso Chanel n° 5. A primeira parte da exposição será cronológica, traçando o início da carreira de Chanel e a evolução do seu estilo. A segunda parte é temática, com os códigos das vestimentas da marca: tailler em tweed, scarpin bicolor, a bolsa metalizada 2.55, a bijoux-fantasia e a alta joalheria, indispensável num modelito Chanel.
Pallais Galliera Musée de la Moda de la Ville de Paris
10, Avenue Pierre 1er de Serbie, 75016 — Paris
_________________________________________________________________________________________________
A rede de restaurantes Le Perchoir inaugurou um enorme restaurante numa fazenda urbana, na Porte de Versailles. O arquiteto Fanny Perrier fez uma decoração em clima mediterrâneo, com um terraço superiluminado, bar em cerâmica de bambu assinado por Botteganove, gigantescas lanternas multicoloridas feitas pela design Marie-Pierre Bouaziz, afrescos florais pintados pelo artista Fanny Chaix Bryan; enfim, um ambiente solar que harmoniza com o menu inspirado nas delícias mediterrâneas, como ceviche de dourado, barretina cremosa, tarama maison e legumes grelhados, tudo acompanhado de coquetéis deliciosos.
Um excelente momento de degustação!
Le Perchoir Porte de Versailles
1, Place de la Porte de Versailles, 75015 — Paris
_____________________________________________________________________________________________________
O Musée Guimet abre, pela primeira vez ao público, seu terraço panorâmico com vista pra Torre Eiffel – uma arquitetura superinteressante, que parece um terraço de navio de cruzeiro, e para agradar mais aos visitantes, uma deliciosa sorveteria faz parte do espaço. Para os amantes de artes asiáticas, fazer uma pausa ali, depois apreciar a exposição, é uma ótima dica.
Musée Guimet
6, Place d’Léna, 75016 — Paris
_____________________________________________________________________________________________________
Visite também parisporpaulopereira.com
Instagram: @parisporpaulopereira
____________________________________________________________________________________________________