Novo golpe: os perfis do Instagram do Hotel Mar Palace Copacabana e do restaurante Guimas, na Gávea, foram clonados. A fraude é um desdobramento do já conhecido golpe do Whatsapp, em que as pessoas têm seu número hackeado e os estelionatários pedem ajuda financeira para toda a lista de contatos da vítima. Só que agora, para conseguir acesso ao WhatsApp da pessoa, eles criam perfis falsos das empresas, muito parecidos com os originais, e oferecem sorteios de serviços e produtos, o famoso “você ganhou uma hospedagem gratuita ou um jantar romântico” e, como as ofertas são tentadoras, o cliente é obrigado a inserir um código de verificação para provar sua participação no suposto sorteio. A partir daí o enganado tem seu número de celular clonado e a história se repete.
Raphael Pazos, dono do Mar Palace, denunciou o perfil falso ao Instagram, mas recebeu a resposta de que “a conta provavelmente não vai contra as nossas diretrizes da comunidade. Se você acha que cometemos um equívoco, denuncie novamente”.
“O que nos resta é publicar sobre o golpe nas nossas redes sociais oficiais e vamos fazer um informativo para a mala direta. Pelo visto existe uma burocracia no instagram e eles não acatam a denúncia”, diz Pazos. A saber, os perfis oficiais de ambas as empresas são @hotelmarpalaceoficial (e não @hotelmarpalace.oficial) e @guimasrestaurante (e não @guimasrestaurantes).