Com as praias proibidas, o carioca pode inovar na quarentena, como fizeram 27 bailarinos de vários lugares do mundo ao participarem do “Swan Lake Bath Ballet” ou (em tradução livre “O banho no Lago dos Cisnes”), de dentro de suas banheiras, com direção remota do coreógrafo inglês Corey Baker.
O projeto foi encomendado pela rede inglesa BBC a Baker e, se você está imaginando que o negócio virou uma brincadeira ensopada e ensaboada, engana-se. O resultado é bonito, além de emocionante. “Criei a coreografia do meu próprio banheiro; fiz vídeos para ajudar o elenco a aprender os movimentos específicos na banheira. Os dançarinos então se filmaram — alguns deles em água colorida, outra com penas de 20 travesseiros”, contou Corey ao The Guardian.
As produtoras Guy Trevellyan e Anne Beresford, além da diretora de fotografia Nicola Daley e a editora Travis Moore, receberam o material e fizeram a edição. No elenco, estão Skylar Brandt, do American Ballet Theatre; Meaghan Grace Hinkis, do Royal Ballet; Jurgita Dronina, do National Ballet do Canadá; Viktorina Kapitonova, principal bailarina do Balé de Boston; Donnie Duncan Jr., do Balé de Illinois; e Mathias Heymann, do Paris Opera Ballet. “Dançarinos se tornaram cinegrafistas, gerentes de palco e departamento de figurinos e acessórios, sem citar as coreografias complicadas”.
been sitting on my toilet seat(directors chair) for the past few months in lock down making… #SwanLakeBathBallet (out now on @BBCiPlayer @BBCarts) 27 elite dancers across the globe perform from their home filled bath tubs a modern-day Swan Lake made remotely during #Covid19. pic.twitter.com/pKIJOkbfq4
— Corey Baker Dance (@CoreyBakerDance) July 8, 2020