Algumas das vacas (de quatro pernas) que coloriram as ruas de Salvador e Fortaleza durante a “CowParade”, em outubro do ano passado, vão a leilão a partir desta segunda (27/07), no site do leiloeiro Roberto Magalhães Gouveia, com renda para o Hospital Cruz Verde, referência, na América Latina (com sede em São Paulo), para o tratamento de paralisia cerebral grave, e o Instituto Feira Preta, o maior evento de cultura e empreendedorismo negro na América Latina, ambos afetados pela crise do coronavírus.
São 45 esculturas das famosas vacas – parte do acervo da mostra, com lance inicial de R$ 6 mil cada uma. Está disponível, por exemplo, a “Cow Pollock”, da arquiteta cearense Andréa Dall’Olio, inspirada nas telas do americano Jackson Pollock; ou a “Muuuuuuqueca”, do grafiteiro baiano Bigod “O Sapo” Silva, uma pintura com os ingredientes do famoso prato regional; e ainda a “Freddie MerCOWry”, da artista plástica baiana Miu Monteiro, inspirada no vocalista da banda Queen.
“Com a pandemia, tivemos que interromper grande parte das ações e eventos geradores de recursos que ajudam no custeio dos nossos atendimentos”, diz Marilena Pacios, superintendente do hospital.