Para muitos, cozinhar todos os dias passou a fazer parte de uma rotina, até então, distante. Mesmo para aqueles cuja vida não era tão “glamourizada”, almoçar e jantar em casa eram rotinas quase inexistentes.
Nas situações extremas e de vulnerabilidade, as dificuldades sempre foram as mesmas – podemos dizer que pouco mudaram, apenas pioraram. Para muitos, a relação com a cozinha transformou-se muito na quarentena.
Uma experiência que pode ter começado por obrigação e necessidade foi transformando-se, em muitos casos, num grande prazer. A troca de receitas com amigos, a criatividade de um prato, o prazer em nutrir a família e os objetos de afeto são fatores emocionalmemte transformadores. Faz muito bem proporcionar alegria e prazer ao fazer uma receita que dá certo.
A cozinha mudou: ficou mais prática, funcional e, principalmente, mais higiênica. Os projetos desses novos espaços apostam em materiais claros, torneiras com economizador de água, cubas da pia em louça ou aço, bancadas com materiais altamente resistentes e de fácil manutenção. Preferimos, atualmente, fazer um pequeno rebaixo na entrada, para colocar um produto de limpeza para os pés; assim, quem entra na cozinha já está com os sapatos higienizados.
Todos os equipamentos elétricos são de baixo consumo de energia; alguns, até, desligam sozinhos e têm um sistema autolimpante. Os cômodos são criados para interagirmos; nessa fusão, surgem todas as invenções e designs para torná-los ainda melhores. Esse é o trabalho do arquiteto e do designer.
O empresário Paulino Basto sempre apreciou a boa mesa e, durante a quarenta, descobriu um prazer ainda maior: cozinhar, fazendo a alegria da mulher, Fernanda. Além de trocar receitas com os amigos, incentiva todos a criar seus pratos. O casal sempre ajudou instituições sociais e, neste momento difícil, ainda mais. “Cozinhar é um laboratório de prazer. Uma experiência maravilhosa de sabores. A cozinha pós-pandemia estará mais próxima das famílias; um espaço a mais onde conviver e também para agradecermos por estar todos juntos outra vez.”