É provável que continuemos protegendo-nos na pós-pandemia — o contato permanente em locais fechados provou ser um um fator para a contaminação. Portanto, para ficar bem longe do vírus, a ventilação natural é extremamente necessária para que não aconteça a recirculação das partículas infectantes. Nós, arquitetos, sempre nos preocupamos com a famosa ventilação cruzada, que faz parte do currículo da formação profissional. Sabemos que um projeto bem feito contempla tanto a ventilação quanto o posicionamento do sol.
Hoje vemos que existe uma ligação total entre a saúde e a nossa casa. Um bom projeto é saudável e mantém os moradores igualmente sãos. Temos que mudar muito nossa mentalidade em relação ao crescimento das cidades e das moradias, mas isso é um longo assunto para outro momento.
É fundamental deixar as janelas abertas em algum momento do dia ou durante várias horas. Apesar de vivermos em cidades grandes e poluídas, vale a pena limpar a poeira e deixar nossa casa respirar. Hoje, mais do que nunca, sabemos o valor do precioso oxigênio!
A atriz, empresária e YouTuber Antonia Frering, sempre preocupada com o próximo — ela é vice-presidente do Instituto Desiderata, que cuida de crianças com câncer —, falou-nos sobre a ventilação em sua casa: “Sou friorenta, portanto não gosto de ar-condicionado o tempo todo. Durante o dia, adoro a ventilação natural (acho saudável) e também gosto de sentir a temperatura do dia. Só uso ar-condicionado à noite, por causa do barulho da cidade. Um lar sadio começa pela família unida, pela tranquilidade e uma casa aberta para os amigos, a natureza e o sol”.