Marcelo Crivella abriu a porteira da cidade: nesta sexta (26/06), o prefeito liberou a retomada do comércio de rua, incluindo salões de beleza e barbearias em lojas fora de shoppings, a partir deste sábado (27/06). O retorno será sob regras rígidas, com restrições de horários e limite na capacidade de atendimento aos clientes. “O Comitê Científico decidiu que podemos antecipar as medidas da fase 3 porque as curvas de contágio do novo coronavírus estão caindo. O número de mortes ontem, no Rio, foi de 36 a menos do que em 25 de junho do ano passado, quando não havia Covid. Isso mostra que estamos com nível de infecção bem menor. Precisamos continuar usando máscaras e higienizando as mãos, mas podemos retomar as atividades econômicas, porque precisamos manter os empregos e gerar trabalho e renda”, disse ele.
A fase 3 começa na próxima quinta (02/07), com abertura de bares e restaurantes, com restrições, e academias de ginástica, sob rígidas regras. E, a partir do dia 10 de julho, escolas particulares poderão reabrir para aulas presenciais, sendo facultativo a professores, funcionários e pais de alunos.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que, nas últimas 24 horas, o Estado do Rio confirmou 2,6 mil novos casos e 137 mortes. Desde o início da pandemia, o estado acumula 108,4 mil casos e 9.587 mortes. O Rio ainda investiga 1.110 óbitos suspeitos, sendo 294 já descartados. Em território fluminense, 87.850 pacientes se recuperaram da doença.