Nesta sexta (15/05), às 10h, a jornalista e terapeuta holística Helen Pomposelli, criadora do selo Per Vivere Bene, vai dar dicas de como montar um spa dentro de casa, numa live a convite do Hotel-Boutique Santa Teresa MGallery (@santateresamgallery). Helen antecipou oito dicas à coluna, como não sair fazendo um monte de coisas sem sentido, mas focar no seu objetivo: pele, corpo, nutrição ou apenas autocuidado.
1 – Spa é sinônimo de saúde, prazer, conforto e bem-estar. Neste momento de quarentena, sugiro primeiramente que você escolha um local e horário em que possa realmente conectar-se com experiências sensoriais para despertar os sentidos e sair relaxada.
2 – Prepare esse ambiente com velas, luminárias ou abajures com luz amarela ou a própria luz natural.
3 – O espaço deve ser o mais minimalista possível e, quanto menos elementos, melhor. Se tiver materiais naturais, como palha, algodão, madeira, fibra natural, melhor ainda.
4 – Programe uma refeição leve para depois do spa, como um suco, sopa ou salada.
5 – Escolha uma playlist que se conecte com o ambiente.
6 – Você pode usar coisas que tem em casa, para fazer uma exfoliação com açúcar e mel; depois coloque os pés numa bacia com água quentinha com sal grosso. Faça massagem nos seus pés. Respire. Quando acabar os ritos, leia uma poesia ou um conto que tenha uma mensagem positiva sobre a vida. Reflita;
7 – Enquanto estiver no escalda-pés, faça massagem nas mãos usando hidratantes (de preferência com mel ou lavanda) por um minuto — o álcool em gel e as muitas lavagens podem deixá-las ressecadas;
8 – Prepare um banho relaxante com luz baixa ou no escuro. Deixe a água cair. Gosto de usar alecrim e lavanda. Se quiser, aproveite pra hidratar o cabelo. Saia do banho e tome um chá relaxante.
9 – É muito importante, neste momento, você ter uma intenção, seja ela acalmar, escutar-se, conectar-se consigo mesma, alinhar seus chacras ou simplesmente ter autocuidado.