Você acha que o País estaria mais bem preparado para enfrentar a pandemia, se a Ciência, Saúde e Educação tivessem sido mais valorizados? Para responder a essa questão e ao que está em volta dela, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mais 80 organizações científicas estão fazendo uma espécie de manifestação online nesta quinta (07/05), durante o dia inteiro, em suas redes sociais.
A “Marcha virtual pela Ciência” vai apresentar dois painéis de debate: um dedicado à pandemia e outro, ao financiamento da Ciência brasileira. Além disso, serão pedidos aos espectadores dois “tuitaços” com a hashtag #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.
Os dois pontos principais da discussão são: a importância do isolamento social e a valorização à pesquisa no Brasil, já que, nos últimos anos, a classe tem sofrido cortes orçamentários, bem como na Educação e Saúde. “Vamos ter, nesses painéis, especialistas, médicos, cientistas do País inteiro, tanto na programação nacional quanto na regional. O mais importante, no momento, é que as pessoas fiquem em casa e só saiam se precisar, em condições de segurança”, diz Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC. A programação completa dos painéis desta quinta-feira, 7 de maio, está disponível no site da SBPC ou neste link.