No dia em que apoiadores de Bolsonaro xingaram a imprensa, do cercadinho do Planalto, nesta segunda (25/05) — vídeo abaixo —, a imprensa internacional fala muito da atuação do presidente durante a pandemia. Na porta do Alvorada, uma militante sugeriu a Bolsonaro aumentar a propaganda no exterior e ele respondeu: “A imprensa mundial é de esquerda”.
Nesta segunda (25/05), o jornalista Gideon Rachman, do “Financial Times”, escreveu uma página de opinião com o título “O populismo de Jair Bolsonaro está levando o Brasil ao desastre”, apontando que o presidente “vive da política da divisão. O Brasil já é um país profundamente polarizado, onde as teorias da conspiração são abundantes. As mortes e o desemprego causados pelo Covid-19 são exacerbados pela liderança de Bolsonaro. Mas, perversamente, um desastre econômico e de saúde poderia criar um ambiente ainda mais hospitaleiro para a política do medo e da irracionalidade”.
O “The Telegraph” publicou uma matéria com o título “Bolsonaro ainda está em negação à medida que os casos de coronavírus disparam”; já a revista americana “Newsweek”, destaca que os casos do novo coronavírus no Brasil quadruplicaram frente à inação do presidente. O contexto é o bloqueio imposto por Trump à entrada de viajantes que tenham passado pelo Brasil nos EUA.
O “The New York Times”, ao noticiar a suspensão de voos do Brasil, lembra que, enquanto prefeitos e governadores lutam contra a pandemia, o presidente está em guerra com o STF e enfatizou que Bolsonaro é desprezado com frequência pelos EUA. “Jair Bolsonaro, um cético pandêmico, ignorou as advertências de especialistas em saúde e zombou das medidas de distanciamento social. Agora, o Brasil tem o segundo maior número de infecções confirmadas por coronavírus no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos – com mais de 350 mil casos e 22.700 mortes”
Na França, o “Ouest France”, jornal moderadamente conservador, fez um artigo com o título “Bolsonaro enfraquecido por vídeo esmagador”, citando trechos da reunião ministerial, como a fala de Ricardo Salles, e afirma sobre o impacto no governo: “Golpe duro? Certamente. Golpe final? Saberemos nas próximas semanas ou meses”.
A inglesa BBC diz que Bolsonaro “não mostra sinais de tratar a crise com seriedade” e “parece mais envolvido com batalhas políticas” do que com a pandemia.
O “The Guardian”, maior jornal do Reino Unido, citou denúncias de ativistas e diz que o Brasil está usando o coronavírus para encobrir ataques à Amazônia.
O vídeo de apoiadores xingando os jornalistas (de @danielcarvalho_):
Aqui o vídeo de apoiadores enfurecidos nos xingando https://t.co/qJxVyg0ApC
— Daniel Carvalho (@danielcarvalho_) May 25, 2020
O vídeo de Bolsonaro chamando a imprensa mundial de “esquerda”:
”A Imprensa MUNDIAL é de esquerda.”
Minha senhora, vc de amarelo, que esboçou um lapso de lucidez, se agarre nela, por favor! pic.twitter.com/AeK8jGutna
— Armando Babaioff (@babaioff) May 25, 2020