O Dia do Enfermeiro é comemorado nesta terça (12/05). Para homenagear, a Mauricio de Sousa Produções criou as personagens inspiradas na baiana Ana Néri e na italiana Florence Nightingale, pioneiras em sua área, para a nova série “Donas da Rua da História”. Desde 1938, Néri, considerada heroína brasileira, é homenageada em todos os hospitais e escolas de enfermagem neste dia; no cartoon, ela vai ser representada por Mônica.
Já Florence, no tratamento a feridos de guerra, defendendo a importância de medidas de higiene, como lavar as mãos. Além de profissional da saúde, foi estatística, reformadora social e escritora.
No Brasil, as mulheres respondem por 84,6% da equipe de enfermagem nos hospitais, segundo pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “São as mulheres que estão na linha de frente, nos hospitais, que motivarão as futuras profissionais da área de Saúde”, diz Mônica Sousa, diretora da MSP e criadora do projeto “Donas da Rua”. Como publicamos aqui, a última homenageada foi a infectologista Ho Yeh Li, escolhida pelo Ministério da Saúde para coordenar a missão de resgatar os 34 brasileiros que estavam na cidade chinesa Wuhan, à época o epicentro do coronavírus.