Neste domingo (10/05), Dia das Mães, o Cristo vai ganhar nova projeção com a palavra “Fome” na parte central e, em seguida, aparece a imagem de um coração, no peito da estátua e começa a “bater”, acelerando gradativamente e se transformando numa maçã, que cai até a base do Cristo. A partir daí, representações gráficas de outros alimentos fazem o mesmo movimento até que a estátua se “encha” de frutas e legumes, encobrindo a palavra “fome”.
A ação vai abrir a campanha #MesaSemFome, a partir das 18h, uma iniciativa do Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, com o objetivo de arrecadar alimentos e material de higiene doados pela população em supermercados, farmácias, paróquias e condomínios do estado do Rio para quem precisa. Além disso, padre Omar, reitor Santuário do Cristo Redentor, e o historiador Leandro Karnal fazem uma live nos canais do Sesc RJ e de Karnal, no Youtube, começando por uma benção do padre Omar diretamente do Morro do Corcovado.
Participam também, com mensagens gravadas em vídeo, o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, e Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio. Em seguida, Karnal vai falar sobre as mudanças sociais provocadas pelo isolamento e pela pandemia da Covid-19.