numero:✓ Pode não ser de bom tom publicar quarentena-ostentação (se é que vocês me entendem) considerando a miséria trazida pela crise coronavírus.
numero:✓ O Museu de Arte do Rio (MAR) publicou conteúdos exclusivos, para o período de quarentena, em seus canais digitais. No Youtube, é possível visitar a exposição “Rio dos navegantes”, com uma abordagem sobre os povos que chegaram na cidade desde o século XVI.
numero:✓ Rolando nas redes: “Não trate como pandemia quem te trata como gripezinha”.
numero:✓ Sextou! Se você não percebeu, sua vida (rede) social pode estar muito mais ativa do que a real. Nunca se fez tanto live — ok muitos insuportáveis —, tanta mensagem em grupos de WhatsApp, encontros, um aumento de experts sobre todos os assuntos e, principalmente, shows, peças de teatro, visitas a museus, galerias, cursos, receitas culinárias, treinos, ou seja, quando isso tudo acabar, você pode até sentir alguma falta desse período (cruz credo!).
numero:✓ De teatro com dança, temos o Grupo Corpo, até domingo (05/04), com os espetáculos “Triz”, com música de Lenine, e “Parabelo”, com trilha de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik, liberados integralmente no canal da cia.
numero:✓ Do Sensacionalista: “Recuperação econômica começará pela indústria de panelas”.
numero:✓ Cada hora um nome: isolamento helicoidal, diagonal, vertical, horizontal, estamos praticamente numa pandemia matemática.
numero:✓ Amiga da coluna, sedentária máxima, criou um roteiro para ter motivação: “Pra fazer exercícios em casa preciso imaginar que sou vítima de uma condenação injusta e estou treinando para quando tiver a oportunidade de me vingar das pessoas que me colocaram na cadeia”. Alô novelistas!
numero:✓ Do perfil “Deus”, no Twitter: As 10 pragas do Egito antigo não são nada perto das grandes maldições contemporâneas: telemarketing, atualizações automáticas do sistema, hambúrguer de grão de bico e fã-clubes de BBB”.
numero:✓ Hipocondríacos, vocês não estão sozinhos. O ator Marcelo Medici, por exemplo, diz que “passo perfume o dia todo pra ver se ainda tenho olfato… No fim do dia, tô puro quengaral!”. Quem aí se identifica?
numero:✓ Se você é fã da série espanhola La Casa de Papel, provavelmente vai maratonar a 4ª temporada sem nem sair do sofá, que acabou de entrar na Netflix. A coluna aproveita para indicar outros passatempos, também sucessos em espanhol: “Elite”, “Vis a Vis” e “Toy Boy”.
numero:✓ No terceiro fim de semana de quarentena, as opções de entretenimento culturais que agitam as redes e a turma da poltrona de casa só crescem.
numero:✓ O Festival Internacional de Documentários “ É Tudo Verdade”, que teve a versão presencial adiada, acontece digitalmente até este domingo (05/04), com 30 títulos brasileiros e internacionais, inéditos e clássicos, entre longas-metragens, curtas e séries. Só clicar aqui.
numero:✓ O cinema paulistano Petra Belas Artes criou o “Belas Artes à La Carte”, streaming com clássicos e novidades até 15 de abril. Dá para assistir a diretores como Tarkovski, Visconti, Godard, Buñuel, Kurosawa e Bergman.
numero:✓ Bora de show? O #tamojuntoIII reúne os artistas Elba Ramalho, Joyce Moreno, Clarice Falcão e António Zambujo, nesta sexta e sábado (03 e 04/04), em apresentações curtas de suas casas.
numero:✓ O “Festival Ziriguidum” vai até domingo (05/04), com shows de Detonautas, Baby do Brasil, Alma Thomas acompanhada do pianista Pedro Milman e Rita Benneditto. Acessa aqui.
numero:✓ E vai rolar o primeiro festival produzido por transexuais com arrecadação de doações para pessoas da comunidade LGBT em situação vulnerável. Sábado e domingo (04 e 05/04), com nomes como Liniker, Linn da Quebrada e o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira. Chega mais!
numero:✓ A Sala Cecília Meireles transformou o Youtube numa espécie de rádio do gênero, diariamente com uma gravação de alguns dos últimos melhores concertos.
numero:✓ A Ble Galeria, que fica em Botafogo, faz um tour por ateliês de sete artistas a partir deste sábado (04/04), na mostra #quarentenarte. Serão vídeos com a participação dos residentes para mostrar uma seleção de 21 trabalhos. “A ideia é mostrarmos a intimidade de cada um neste período de quarentena”, diz Clauky Boom, curadora do evento. Os vídeos vão estar nos Instagram dos artistas: @passaportesdaclauky, @jota.carneiro etc.
numero:✓ Aqueles que respeitam e não vão fazer caminhadas nem no parque nem no calçadão nem em lugar nenhum, vêm usando as escadas dos prédios.
numero:✓ O espetáculo “Alair”, escrito por Gustavo Pinheiro, que ganhou crítica nesta sexta (03/04), de Claudia Chaves, colaboradora da coluna, está disponível integralmente no YouTube.
numero:✓ Nesses tempos de sexo-pode-esquecer-se-não- deve-nem-apertar-a-mão a gente deseja, mesmo assim, bom fim de semana. E não tenta relaxar na jacuzzi? Só se for de álcool gel.
numero:✓ Paz interior? A Casa Firjan oferece aulas gratuitas de mindfulness com Fabiana Garcia, fundadora do Parceria Humana Studio, no canal digital da casa.
numero:✓ E se for da quarentena pro Natal? Rsrsrsrss!