Você, que insiste em dar aquela voltinha, achando que tá arrasando, muita atenção: o pito vem do céu! É que a Prefeitura vai começar a usar, esta semana, um drone com alto-falante para dispersar aglomerações. O “Drone falante”, anunciado por Marcelo Crivella nesta terça (14/04), vai fiscalizar as denúncias do “Disk Aglomeração” no 1746, criado pela Secretaria de Ordem Pública durante a pandemia.
O aparelho foi emprestado por um funcionário da Secretaria da Casa Civil para uso experimental e, se der certo, o presidente do Iplan Rio, Júlio Urdangarin, disse que o município pode comprar equipamentos próprios para uso nas rotinas da Prefeitura. “Nós começamos a adotar drones no último carnaval, principalmente para monitorar os blocos. Agora vamos testar com mensagens para a população. Essa estratégia foi empregada em outros países que enfrentam a pandemia, como na Itália”, disse Júlio.
Crivella voltou a pedir à população que siga em casa. “Que as pessoas não façam aglomeração, o que configura reunião de duas ou mais pessoas numa distância menor de 2 metros. O contágio ocorre nesse momento. Na reunião feita nessa segunda (13/04), com cientistas do Rio, ficou decidido que as medidas de afastamento têm que ser mantidas de forma sagrada”.