O meu aniversário (12 de março) deste ano foi estranhíssimo: pela manhã, anunciaram estado de alerta para o coronavírus, pediram que não beijássemos ou tocássemos ninguém e usássemos máscara, luvas e álcool gel. Ao chegar ao salão, parabéns cantados com muitas palmas, mas sem beijos ou abraços. Ganhei dezenas de flores, presentes, mas pouquíssimos beijos e muito menos abraços. Senti uma angústia, mas pensei que era emoção da data; no dia seguinte, já nos isolamos.
Em casa, ainda sem saber o que fazer, atordoado e já não mais no inferno astral que antecede o aniversário, fui caindo na real, aos poucos, procurando uma luz, pois agora, como um cabeleireiro faria home office? Foi quando pensei em informação. Para isso, eu precisava viver a quarentena um pouco para sentir na pele a real necessidade. Pois bem, o que podemos tirar de benefícios da quarentena quanto ao nosso cabelo e imagem?
Este tempo que temos a mais agora pode nos ajudar a ter um cabelo mais bem hidratado, por exemplo. E hidratado por nós, assim como se faz na cozinha, comendo o que fazemos. Você pode deixar a máscara capilar até 30 minutos agindo no cabelo, enquanto assiste a uma live, ou lê um livro, ou até mesmo enquanto arruma. Você pode deixar seu cabelo secar ao natural, com calma, avaliar como ele seca e, assim, descobrir se tem algum frizz ou quebra. Podemos também dar aos fios um descanso dos instrumentos térmicos, como secador, babyliss ou chapinha.
Uma boa dica, para quem anda ficando mais deitado ou encostado em travesseiro, é usar uma fronha de seda ou cetim para o cabelo escorregar e não quebrar com o atrito na roupa. Podemos deixar a raiz do cabelo alisado calmamente, para avaliarmos se realmente não seria melhor usá-lo natural e se não vale a pena pensar numa transição capilar. Podemos reparar se está caindo mais que o normal, pois estresse desencadeia queda de cabelo.
Podemos deixar a raiz branca crescer para ver se o branco está num tom bonito e avaliar se não ficaríamos bem, deixando o grisalho aparecer. Caso precise esconder mais, em lives ou FaceTime, é só cortar a imagem da câmera no meio da testa ou esconder com spray ou rímel colorido. Já que estamos focados na beleza interior, que tal deixá-la transparecer? Ou pelo menos aproveitar a quarentena pra testar sozinho ou com a família? Afinal, a beleza não vem também de dentro?
Para quem não aguentar os conselhos acima ou não tiver interesse e quiser continuar sem mudanças, cuidado com os retoques, pois as frustrações podem ser grandes; afinal, vai ser muito difícil reproduzir o que o cabeleireiro fez. Então, abra a cabeça para aceitar caso seja loira e vire morena ou ruiva – apenas ria. Dê férias ao seu cabelo, ele também precisa respirar. Sem estresse! Divirta-se!
O cabeleireiro Tiago Parente nasceu em Portugal, mas é carioca apaixonado, há mais de 20 anos, e sem remorso do passado. Faz parte do grupo que integra o Haute Coiffure Française, instituição que define as tendências mundiais em cortes, cores e estilos de cabelos e maquiagem. No Rio, seu nome é grife!