Como boa virginiana, amo uma rotina! E um dos desafios desta quarentena é manter um horário regrado para tudo que gostaria. O excesso de informação sobre a pandemia, ver o número crescente das vítimas, pensar em como podemos ajudar, ficar longe da família, acompanhar o boom das lives nas mídias sociais (a agenda é extensa!), a facilidade de beliscar guloseimas ao longo do dia… É de tirar o sono de qualquer um.
Mas é preciso interromper esse ciclo, espantar a preguiça, ficar em casa, sim, mas fazer a nossa parte, com o que possa nos fazer bem. Fazer exercícios, meditar… E uma das coisas que mais me reconectam comigo mesma, depois de rezar, é cuidar da pele; não por outra razão, escolhi minha profissão. Além dos benefícios estéticos, aplicar meus produtos de beleza ajuda-me a ter foco no “aqui e no agora” e acalmar o coração.
Se você quer tirar proveito do tempo que agora tem de sobra para cuidar da beleza, seguem algumas dicas. O uso excessivo de álcool gel e sabão nas mãos, para mantê-las higienizadas pelo coronavírus, pode ressecá-las também. Então, capriche na hidratação com cremes à base de ureia, semente de uva e óleo de amêndoas-doces na fórmula. Para quem tem alergia a detergente, pode lavar louça com shampoo Johnson e até usar como sabonete (é antialérgico). Ainda para as mãos, pode aplicar depois o silicone em creme na hora de dormir, para manter por mais tempo a mão hidratada (tem em qualquer farmácia). O silicone faz uma película hidratante na pele. E hidrata também a cutícula da unha.
Lembre-se de lavar o rosto, pela manhã e à noite, com um sabonete específico para o seu tipo de pele, tonificar, hidratar e aplicar o protetor solar, reaplicando-o algumas vezes (as versões deste produto em pó facilitam a reaplicação). Nos lábios, se você não tiver um produto hidratante específico, use o mesmo creme dos olhos, mas não deixe de passar pelo menos duas vezes por dia. E sabe aquela vontade de fazer um detox de esmalte nas unhas, que a gente nunca consegue pôr em prática?
Agora pode ser o momento ideal! Retire os resíduos de esmalte com removedor (e não com acetona) e aplique algumas gotinhas de silicone líquido nas cutículas e nas unhas, com movimentos leves e circulares. Se seguir esse passo a passo provocar em você uma sensação de bem-estar, já terá valido! Porque o que realmente importa, neste momento, é sentir-se em paz, ter fé em que tudo isso vai passar e que, em breve, poderemos abraçar, sem medo, os que a gente ama. Estou louca por esse dia!
Foto: Virna Santólia/Divulgação
Karla Assed é um grande nome da dermatologia, com consultórios lotados, tanto em Ipanema quanto no Barrashopping. Clientes variam de Angélica ao padre Fábio de Melo. É integrante de várias associações: da Sociedade Brasileira de Dermatologia até a American Academy of Dermatology. Se o assunto é pele, com ela não existe obstáculo.