Foi-se, na madrugada desta quinta (16/04), a consultora de moda Hiluz del Priori, de 73 anos — morte causada por câncer de mama com metástase nos ossos. A carioca, conhecida como Mumu, trazia em si tanto competência quanto amor à moda, o que não passou despercebido ao jornalista Luís Carta (fundador da edição brasileira da “Vogue”, em 1976) que a convidou para assumir a editoria de moda da revista na década de 80.
Hiluz, sem afetação (como é bem comum nesses postos, digamos assim), mas com firmeza, prestou consultoria para marcas, tais como: Maria Bonita, Salinas, Huis Clo e Andrea Marques. Teve dois filhos do casamento com o empresário João Carlos Bokel: Renata e Rodolfo. Renata, diretora de estratégia da agência WMcCann, foi quem escreveu uma despedida para a mãe, que certamente muita gente gostaria de assinar, mais ainda aqueles que a conheceram.
Segue na íntegra: “Gigante. Forte. Única. Culta. Inteligente. Elegante. Crítica. Visceral. Minha mãe foi uma mulher à frente do seu tempo. Nem sabia que seria tendência, mas já era empoderada nos anos 80. Ela previu o poder feminino mesmo quando ninguém falava no assunto. Estava sempre na frente de todos. Sua carreira na moda inspirou gerações e ajudou a construir a elegância e a estética da moda brasileira. Seu olhar afiado contagiou todos com quem conviveu. Sempre disse o que pensava. Nunca quis agradar. E era amada por muitos justamente por esse jeito tão peculiar. Quem teve a sorte de conviver de perto via que sua doce acidez era amor. Como mãe, era uma leoa, amorosa, corajosa e dedicada. Colocou toda a sua energia na maternidade e na felicidade dos filhos. E, depois essa vocação, se esparramou para os netos, a quem se dedicava de maneira linda e visceral. Me inspirou a sempre ter coragem, garra e entender que ‘da vida nada se leva’, e que cada vitória tem que ser conquistada. ‘Nada é por acaso’, sempre me lembrava. Devo tudo a ela. Tudo. Obrigada, mãe. Que sorte a minha, do Rodolfo, do Bento, da Lara, do Benjamim, da Mariana e do Felipe”.