Você pode viver sem comer e sem beber, mas não sem descansar (e respirar). Para começar, relaxe – nada de telefone e Internet, por favor! Trabalho e estresse, nem pensar. Discussão? Deixe-as para amanhã de manhã. Notícias? Jamais. Desligue-se 1 hora antes do almejado sono.
Filme? Ok, vai… Desde que não seja demasiado complexo, violento e/ou de terror ou extrema ação.
Banho? Morninho, antes de deitar, ajuda. Colocar os pés de molho em água com sal grosso ou sal epsom é uma ótima dica. Comidinhas: uma hora antes de dormir.
Carboidratos são indicados. Pode ser uma massinha sem glúten com molho vegano de castanhas com cogumelos e noz-moscada e cebolinha e salsinha, por exemplo. Ou crackers integrais com ricota de amêndoas. Banana amassada com granola (sem açúcar), com sementes de girassol. Alimentos ricos em magnésio, como legumes e vegetais de cor verde-escuro: espinafre, couve, bertalha… Um macarrãozinho de arroz num caldo de legumes também!
Evite práticas físicas muito próximas ao horário de deitar, com exceção das yogas mais tranquilas, indicadas, como hatha e yin, assim como pranayamas, exercícios de respiração. Experimente tapar o lado direito e ficar respirando de 5 a 10 minutos pelo esquerdo: quando você menos esperar já estará sonhando.
Cápsulas de ervas naturais, como valeriana, maracujá e camomila estão à venda em casas de produtos naturais e em algumas farmácias. Recomendo, mas com moderação e indicação. Boa noite e bons sonhos!