Artistas fluminenses que estão sem atividade com a pandemia do coronavírus vão ter apoio do governo. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio vai lançar, nesta quarta (15/04), o edital “Cultura Presente nas Redes” para a seleção de premiação de ações culturais em todo o estado com valor de R$ 3.750 milhões do Fundo Estadual de Cultura, que será usado depois de 22 anos de sua criação.
As inscrições abrem nesta quarta (15/04) e vão até dia 25 neste link. “Estamos passando por um momento de grave crise e que requer medidas restritivas, que impactam diretamente o setor cultural. Com o Edital online estamos fomentando de alguma maneira a cultura e minimizando, dentro do possível, os impactos da pandemia entre aqueles que vivem de sua arte”, disse Wilson Witzel, antes do comunicado oficial sobre o teste positivo para a Covid-19.
Vão ser selecionadas 1,5 mil ações culturais com premiação de R$ 2,5 mil por produção de diversas áreas como música, literatura, artes visuais, audiovisual, teatro, entre outras. Para concorrer é preciso ter pelo menos um ano de atuação em sua respectiva área em todo o estado. “Nos preocupamos com a capital, mas quem fomenta cultura também no interior. Por isso criamos um parâmetro para que todas as regiões do estado sejam atendidas com número de premiações de acordo com a densidade populacional de cada região”, disse Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.