O empresário e produtor de eventos Diógenes Queiroz, nascido em Manaus, com com humor bem carioca, com quase 75 mil seguidores no Instagram (@diogenesbjay) — ganhou mais 15 mil novos só na última quinzena —, está driblando o tédio da quarentena, criando personagens e usando seu tempo com as “Dicas Jay”. Além dos vídeos com roteiro, quase uma superprodução (“Tenho um quartinho aqui em casa parecendo até que assaltei a Caçula, com perucas e fantasias que sobraram de outros carnavais”), ele dá dicas de limpeza, como lavar roupas, cozinhar, higienizar, organizar armários e despensa. “A Isis (Valverde) me manda vídeos perguntando se a arrumação tá ok”!
Diógenes está em isolamento, no seu apartamento, no Leblon, desde que chegou de Nova York, no dia 11 de março, quando o Covid-19 estava a toda nos EUA. Assim como outros empresários, teve que parar 100% as atividades como relações-públicas, e, como sócio do restaurante Quadrucci, implantou o serviço de entrega. “Estamos tentando manter os funcionários. Fomos do céu ao inferno, mas a classe está unida.”.
A hiperatividade é tanta, que Diógenes criou personagens, como Enzo, entrevistador do quadro “Selfie a selfie: a verdade nua e crua”, convidando pessoas para contarem sobre suas quarentenas — nesta quinta (02/04), a convidada é Deborah Secco, na pauta fictícia “A vida de uma puta na quarentena”, lembrando que a atriz interpretou a garota de programa Bruna Surfistinha nos cinemas. Tem também o “Bernadete Show”, uma dona de casa ensinando como faxinar, tirar manchas das roupas, jardinagem e receitas de culinária — “a de pão com ovo foi um sucesso”, brinca ele; a Suellen, ou Su, uma aspirante a blogueira que dá dicas de beleza; e Jorge “Extreme Makeover”, inspirado nos programas de transformação de ambientes, com pintura, decoração e arrumação de casa.
“É impressionante a quantidade de mensagens que recebo por dia, pessoas enviando vídeos fazendo o que eu ensinei. A que faz mais sucesso é a Bernadete. Mães de amigos dizem que não perdem um programa e ainda mandam as fotos das arrumações para eu ver se está bacana. Com isso, o isolamento não está sofrido: virou um entretenimento, e o retorno é incrível. É quase uma terapia, agora, em nível intensivão”.
E segue produzindo as famosas tortas de palha italiana e brigadeiro, segundo ele, a “Jay da Paz”, inspirado na personagem Maria da Paz, interpretada por Juliana Paes, em “A Dona do Pedaço”, fazendo 20 delas por dia; e conseguiu contrato com duas empresas para fazer campanha virtual. “Pelos próximos três meses, não vai existir a profissão de RP; então, como diz um amigo, onde pinga não seca”.