No novo e impactante cenário mundial, as palavras de ordem são adaptação e coragem! Reinventar-se, comportar-se, criar hábitos e seguir uma rotina tornaram-se necessidades constantes. Estamos diante de um desafio e precisamos nos abrir para aceitar o novo, experimentar, pois ele pode ser melhor. Temos que ter coragem, que é a ação reativa do medo, e perceber nossas emoções, assim como a dos outros.
O coletivo nunca foi tão importante – ajudar as pessoas virou meta e necessidade, direcionando e gerenciando emoções positivas para gerar pensamentos igualmente positivos. Hoje, os espaços solidários são fundamentais para que possamos nos sentir seguros e amparados. E o que são esses espaços solidários?
São conversas online com músicas, orações, palestras, meditações e muita dedicação para amparar, dar fé e esperança. Acompanhar as pessoas, trazendo conforto e bem-estar, através dessas ações positivas, faz muito bem tanto a quem oferece quanto a quem recebe. Existem pessoas que sempre se dedicaram a ajudar e, agora, mais do que nunca, transformaram-se em pontos de referência de solidariedade.
A empresária Clara Magalhães é uma querida amiga desde nossa adolescência. Adora cantar e ajudar a todos. E é, com certeza, um exemplo e referência em compaixão e solidariedade — passou por várias instituições de caridade e, há 27 anos, é vice-presidente da Casa da Criança, dá aulas de catecismo na Igreja São José, na Lagoa, e canta na missa da manhã da Instituição Servas de Marias Ministras dos Enfermos, na Gávea.
Clara usa a oração como uma forma de unir e dar esperança. “A oração nos dá a ação que nos leva à solução. ‘Confia, entrega e agradece’ é um dos meus lemas de vida. A força de rezar em grupo transforma cada casa em uma igreja. Rezo cantando e transformo a oração em uma ação lúdica que acalma e gera muita luz e esperança. Às vezes, faço uma ligação para aquelas pessoas que estão sozinhas em casa, porque uma voz amiga já transforma, levando paz e acolhimento. Sinto-me uma ponte de amor e, quando você dá amor, ele tem um efeito dominó. Nada é mais reconfortante do que saber que você ajudou alguém a passar por um momento difícil. Essa, certamente, será a síntese de tudo no novo mundo”.