No site do supermercado Zona Sul, o aviso é claro: “Seguimos todas as medidas preventivas contra o Covid-19. Redobramos a limpeza e a higienização do ambiente e disponibilizamos álcool gel para todos os colaboradores e clientes”. No entanto, basta você ir a qualquer das lojas para dar de cara com funcionários desprotegidos, o que não só os expõe como também os clientes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manteve, nesta segunda (06/04), a recomendação de que máscaras cirúrgicas devem ser usadas prioritariamente por profissionais da saúde, infectados ou pessoas em contato com sintomáticos. Na última semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sugeriu o uso de máscaras de pano como barreira de proteção para a população em geral. Fato é que usar máscara num ambiente com grande circulação de pessoas é questão de bom senso mútuo, tanto para funcionários, quanto para clientes.
Muitos grupos de bairros da Zona Sul carioca nas redes sociais têm reclamado da falta de cuidado, além da aglomeração constante. Na página da empresa no Facebook, são comuns as reclamações, tanto da demora na entrega dos pedidos online quanto dos funcionários sem equipamentos de proteção. O que pode ser percebido são telas de acrílico nos caixas. Logo em uma rede do porte da Zona Sul e com precinhos bem exclusivos? Se é que vocês me entendem.