A guarda municipal do Rio está tendo trabalho extra nesta sexta (03/04), com carros nas ruas pedindo à população que vá para suas casas. “Não é momento de ir à praia. Proteja sua família. Coronavírus não é brincadeira”, avisa a guarda nas redes. O fotógrafo Daniel Delmiro, que tem circulado pela cidade, fez o clique da orla repleta de gente caminhando, fazendo exercícios, passeando, enfim, fora de casa, pela manhã, quando o sol ainda estava forte — o tempo virou logo depois.
Esta semana, Michael Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou que a transmissão do coronavírus em várias partes do mundo está ultrapassando “as ruas” e sendo levada para “dentro das famílias”, reforçando a necessidade de isolamento social.
Como disse o médico Albert Levy, formado na UFRJ, e que trabalha em Nova York, à coluna, “a pandemia pode ser controlada com a ajuda de cada um de nós. Se não for um desses heróis da saúde, da polícia ou do Corpo de Bombeiros que estão na frente dessa batalha contra um inimigo invisível e mortal, fique em casa. Essa será sua maior ajuda nestas próximas semanas”.
Guardas municipais realizam ação de conscientização diária na orla da cidade para alertar a população sobre a necessidade de evitar aglomerações. A recomendação é para que todos fiquem em casa. Coronavírus não é brincadeira. Colabore. Conte sempre com a gente. #FiqueEmCasa pic.twitter.com/LP3PAk33v8
— Guarda Municipal Rio (@GMRio) April 3, 2020