No calendário judaico, o ano está no meio — o início do ano 5780 começou no pôr do sol, em 29 de setembro. Segundo Yehuda Berg, autor do best seller “O poder da Cabala”, Plutão está retrógrado desde o sábado (25/04), até 4 de outubro, o que significa “intensa transformação”. De acordo com a escritora e astróloga Alex Myles, a quem Berg citou, são boas notícias até para os mais céticos em tempos de pandemia. Para quem não entende absolutamente nada de astros, estrelas e afins, planetas retrógrados são tipo aquela disciplina que ficamos em dependência e que precisamos estudar muito para passar na prova e, quando isso é encarado como aprendizado e evolução, tudo fica mais fácil.
Segundo Myles, “embora possamos ter notado uma mudança dramática na vida desde o início do ano, a fase mais intensa e perceptível será entre 25 de abril e 4 de outubro. Durante os próximos cinco meses, nossos medos mais profundos e sombrios, reprimidos e não expressos podem surgir e coletivamente passaremos por uma grande transformação, à medida que aprendemos a reconhecê-los, transcendê-los e liberá-los”.
A escritora também disse que “muitos de nós têm um profundo medo de mudar e, apesar de querermos que certos aspectos avancem, nos retemos, puramente porque temos tanto medo de um futuro ainda desconhecido”. Ou seja, Plutão Retrógrado, que é o exato momento em que estamos vivendo, “vai nos obrigar a enfrentar medos, ativar traumas não curados e os amplificar até não termos outra opção que não senti-los, curá-los e deixá-los ir”.