numero:✓ A agenda do fim de semana vai ser um pouco diferente, com as definições de sextou atualizadas para todo mundo ficar em casa e, surpreenda-se, sua vida social pode ser muito mais agitada pelas redes!
numero:✓ Como manter o casamento durante a quarentena? Na sua opinião, é mais danoso à saúde: a água da Cedae, o convívio sem trégua com a família ou o coronavírus?
numero:✓ Utilidade pública em tempos de coronavírus: a Delegacia do Consumidor (Decon) abriu um canal de denúncias para facilitar o recebimento de informações sobre o abuso de preços, principalmente no álcool gel, praticamente um artigo de luxo. Se souber, manda um WhatsApp para (21) 96959-0600. Para denúncias por telefone, (21) 2582-7362.
numero:✓ Utilidade pública 2: a Paróquia São José da Lagoa está recebendo doações de materiais de limpeza e alimentos, na Avenida Borges de Medeiros, 2.735, Lagoa.
numero:✓ Estamos batendo panela e palmas nas janelas. O medo é que, ao fim da quarentena, a gente vá à janela pra pular
numero:✓ O jornal O Globo vai fazer o festival online #tamojunto, com 32 pocket shows ao vivo, de sexta a domingo (20 a 22/03), com transmissões de lives de nomes como: Mallu Magalhães, Adriana Calcanhotto, Nego do Borel, Martinho da Vila e Di Ferrero. Os shows vão ser transmitidos nas contas de Instagram de cada artista e no site do jornal além de YouTube, Facebook e Twitter.
numero:✓ Daqui em diante o que vai ser da vida dos astrólogos, videntes, médiuns, tarólogos, se ninguém previu o coronavírus?
numero:✓ Depois de muitos pedidos, Bela Gil tem compartilhado em suas redes sociais informações úteis sobre a culinária em tempos de corona, listando alimentos que podem aumentar ou baixar a imunidade.
numero:✓ Rolando nas redes: “Existe um mito aí que tem pessoas recusando-se a mostrar o resultado do teste. Se o motivo for vergonha, alguém avisa que o teste é para coronavírus e não de QI”.
numero:✓ Os solteiros vivem um drama. Presos em casa, o pessoal fica trocando mensagem com muita gente, mas não marcam encontro. Quando a quarentena acabar, haja agenda. O povo vai ter 200 encontros apalavrados sem saber qual marcar primeiro.
numero:✓ Rolando nas redes: “Deixa eu ver se entendi: quem não cumprir a quarentena vai ser preso. E presidiários serão soltos para evitar a contaminação. É isso?”.
numero:✓ Tem mulheres desesperadas com a falta de depilação. Larga de frescura e pega o barbeador ou faz a Cláudia Ohana! A propósito, faltam três semanas para descobrirmos qual é a cor do cabelo da mulherada!
numero:✓ Num grupo de WhatsApp de casados: “Parece que o jogo virou! Agora só os casados transam!”. No de solteiros: “Polícia Militar do Rio informa: assaltos, 0; violência nas ruas, 0; chamada para separar briga de casal, 1.689”.
numero:✓ A lista de lives e tudo o mais online é enorme, tamanha a comoção para as pessoas terem o que fazer e não pirarem em casa. A Academia Brasileira de Letras (ABL), por exemplo, vai tocar o projeto #ABLEmSuaCasa enquanto durar o isolamento e disponibilizar, em suas redes sociais, leituras dramáticas, apresentações musicais e fotos de acadêmicos do passado.
numero:✓ Já as editoras, sem fazer lançamentos e preocupadas com o fechamento das livrarias físicas, planejam eventos virtuais e baixaram os preços dos e-books. O Grupo Editorial Record vai fazer a “Quarentena Literária”, com encontros virtuais entre autores, editores, críticos literários e leitores, com estreia na segunda (23/03), às 10h, por esse site.
numero:✓ A editora Todavia vai disponibilizar gratuitamente o e-book “Imunidade”, da americana Eula Biss, neste sábado e domingo (21 e 22/03). No livro, ela narra como ficou obcecada por doenças depois de ter um filho e buscou respostas em diversos lugares, como nos escritos da filósofa americana Susan Sontag sobre a epidemia de Aids.
numero:✓ Desde o início desta semana, a Companhia das Letras anunciou o adiamento de seus lançamentos e lançou a hashtag #LeiaemCasa, com edições temáticas. Na segunda (23/03), o blog da editora começa a publicar os “diários de isolamento”, com alguns autores da casa, como Eliana Souza Silva, Jarid Arraes, Luisa Geisler, Jessé Andarilho, Gabriel Bá, Alejandro Chacoff e Elvira Lobato. Na terça (24/03), começam as temáticas, com o escritor Alejandro Chacoff conversa com o editor Emilio Fraia sobre seu romance de estreia, “Apátridas”; na quarta (25/03), bate-papo com a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarz sobre “1984”, de George Orwell.
numero:✓ A Rocco vai fazer transmissões ao vivo nas redes sociais e pretende reforçar a divulgação dos podcasts sobre a obra de Clarice Lispector, que são gratuitos e estão disponíveis em diversas plataformas. A partir deste sábado (21/03), vai disponibilizar um e-book gratuito por dia e dar desconto de 30% em todo o catálogo de livros digitais.
numero:✓ A Intrínseca vai aquecer suas redes sociais com textos antigos do blog que fizeram sucesso e também com conteúdo inédito — os autores brasileiros, como Isabela Freitas e Andréa Pacha, e também estrangeiros, como John Green (de “A culpa é das estrelas”), vão postar stories para alegrar o isolamento dos leitores. O programa “Bastidores da Intrínseca”, transmitido pelas redes sociais, também vai continuar.
numero:✓ A Sextante lançou a campanha #JuntosemCasa para incentivar “empatia, conhecimento, solidariedade e informação” por vídeos diários gravados por autores como: Sophie Deram, Allan Dias Castro, Daiana Garbin, Daniel de Barros e Breno Paquelet. Os temas são alimentação na quarentena, meditação e mindfulness, saúde mental e trabalho remoto, entre outros, além de oferecer custo zero as versões digitais de todos os livros de Augusto Cury.
numero:✓ Com medo das entregas de restaurantes e aplicativos de comida? Se você tem uma quedinha pelas panelas — nesses tempos, ela é protagonista, seja na janela, seja na cozinha —, alguns chefs e grupos de gastronomia têm feito conteúdos especiais em blogs e redes sociais, com receitas facinhas. Desde o início desta semana, a chef Rita Lobo entra ao vivo, sempre às 21h30 no Instagram, para falar sobre a alimentação em tempos de quarentena, com dicas para almoços, lanches e jantares.
numero:✓ Bora pro museu? Imagina observar uma obra de arte sem fila, sem cutucões, sem pagar ingresso e passagem aérea? Guardadas as devidas proporções da emoção ao vivo, é possível apreciar boa arte de casa. O Prado, o mais importante museu da Espanha, e um dos maiores do mundo, tem um catálogo online prático — escolha por ordem alfabética, ou seja, dá pra ir direto num Velázquez, Goya, Tiziano e Bosch. Visite aqui.
numero:✓ O museu do Vaticano oferece uma visita exclusiva à Capela Sistina, com afrescos de Michelangelo. A qualidade do zoom é ótima. Visite aqui.
numero:✓ O MoMA, de Nova York, tem mais ou menos 80 mil obras online, do acervo de 200 mil. De Pablo Picasso, por exemplo, são quase 1.300 trabalhos, incluindo a lendária pintura “Les demoiselles d’Avignon” (1907), além do americano Jackson Pollock. Visite aqui.
numero:✓ Sobre filmes e séries, vai muito do gosto pessoal, então, senta do dedo no controle nos streamings, TV, tablet, celulares se quiser e precisar de uma trégua dos noticiários sobre o corona.
numero:✓ Se você espirrar por uma alergia, periga a pessoa ao lado querer te condenar à morte! Que tempos!