Na contramão de um mundo industrializado, da produção em série e da demanda rápida, prática e funcional, um objeto feito de forma exclusiva e totalmente personalizado nunca foi tão valorizado. Quanto mais o consumidor torna-se exigente na praticidade e na funcionalidade na compra de um produto, mais os objetos feitos à mão e de forma artesanal tornam-se exclusivos.
Muitas vezes sem prazo determinado de entrega, são muito cobiçados por serem únicos e com especificidades particulares a cada execução — na busca de uma identidade no mundo massificado de produtos em série, algo que nos personalize e nos identifique.
Esses objetos, muitas vezes, são encomendados ou produzidos exclusivamente para uma determinada situação, para aquela específica pessoa, casa, ambiente. Uma interpretação pessoal focada no seu olhar e no olhar do artesã e artista. Essa exclusividade sempre foi muito valorizada através dos tempos, mas hoje encontra seu auge – ter em casa um tecido ou uma louça feita para você significa elegância e privilégio.
E isso não significa gastos astronômicos; muitas vezes, até o contrário, mas significa paciência, escolha dedicação e delicadeza. Os objetos artesanais são sensíveis e intuitivos e, na sua maioria, agregam uma produção sustentável. É um prazer ver um espaço preenchido por eles, que são a tradução de pura generosidade e beleza natural.
Duas mulheres incríveis se dedicam a esse tema com amor e generosidade: Mercedes de Orleans e Bragança e Mucki Skowronski.
Mercedes pinta lindas porcelanas, louças, copos, e, além disso, dá aulas de pintura: “Trabalhar e fazer o que eu gosto é uma terapia; misturo prazer e alegria, tudo ao mesmo tempo. Realizar e transformar um copo, por exemplo, em um objeto único e exclusivo é muito bom. Ensinar outras pessoas a sentir essa mesma alegria é um outro prazer. Adoro o que faço, e multiplicar essa alegria me faz muito bem. Fazer o que eu gosto é realmente um grande presente que me dou todos os dias.”
Mucki é artista plástica, sempre adorou pintar. Começou com tecidos; hoje faz lindos painéis bordados e continua com sua linha exclusiva. Mora mais tempo no sul da Bahia, onde surfa todos os dias e se inspira nas cores na energia do mar e da natureza: “É um privilégio a 32 anos fazer isso todos os dias, do pensamento a realidade. É a energia de cada objeto novo. Nunca me preocupei com a demanda , me preocupo em fazer sem parar, a inspiração é o meu alimento. É uma alegria pensar, realizar e ver o resultado.”