A EMS Farmacêutica, que fabrica cloroquina e hidroxicloroquina, usadas no tratamento de malária e doenças autoimunes, como o lúpus, vai passar a atender as pessoas que estão com dificuldades em encontrar nas farmácias pelo número de telefone 0800 191914. “Pedimos a colaboração para que somente os pacientes que fazem uso contínuo do medicamento entre em contato”, diz o texto. Na última semana, a EMS boqueou o estoque do produto para garantir o abastecimento aos hospitais direcionando a quem mais precisa.
Nesta sexta (27/03), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou as pesquisas com a hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19, o que vai permitir ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, avançar nas investigações em busca da cura para a doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Anvisa, os resultados desses ensaios clínicos servirão como subsídio para autorizar ou não o uso desses medicamentos para combater o novo coronavírus.
Os brasileiros correram às farmácias desde que a notícia sobre estudos da França, China e EUA, com esses medicamentos, se tomados juntos, viralizaram, como se fossem o bálsamo definitivo para a Covid-19. A droga se mostrou eficaz na redução da quantidade de vírus nas secreções respiratórias. Mas os autores não avaliaram o impacto na letalidade ou na gravidade da doença.