numero:✓ Sobre o Presidente da República, ao evitar o número 13 em live nas redes sociais, dizendo “Brasília, 12 +1 de fevereiro”. Eu conto ou você conta que “Jair Bolsonaro” tem 13 letras?
numero:✓ Embora muitos achem que o Rio só respira carnaval, a cidade segue com sua vocação musical eclética neste fim de semana, com shows de rappers até o italiano Eros Ramazzotti, passando pela MPB e música clássica e, como tudo no Brasil, terminando em samba
numero:✓ A Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Neil Thomson, apresenta composições de Carlos Gomes, Villa-Lobos, Cláudio Santoro e Alberto Nepomuceno, no Theatro Municipal, domingo (16/02), às 17h.
numero:✓ Ao longo da vida, perdemos colágeno, neurônios, cabelo, mas a gordura é fiel: fica até o final.
numero:✓ Mart’nália canta as composições do pai, Martinho da Vila, pela série “Música no Jardim”, no Instituto Moreira Salles, na Gávea, no domingo (16/02), às 17h, custo zero.
numero:✓ Em “Samba de Maria”, Maria Rita interpreta composições de nomes, como Jorge Aragão e João Bosco, na Fundição Progresso, na Lapa, sábado (15/02), às 22h.
numero:✓ Em almocinho recente: “Meu marido anda me tratando quase como se eu tivesse em quarentena do Coronavírus”! E alguém quis saber: “Por que não se separa daquele mala?” Resposta: “Como vou viver sem o George V e sem primeira classe?”
numero:✓ Pouco se falou em “Valentine’s day” por aqui, o Dia dos Namorados americano — o brasileiro, sabemos, adora imitar os EUA em vários aspectos, da política às datas comemorativas. Deve ser o efeito Paulo Guedes.
numero:✓ Esta semana, as redes sociais ficaram mais felizes. Padre Fábio de Melo voltou mais afiado do que nunca: “Você percebe que a pessoa envelheceu quando ela deixa de falar de festas, viagens, passando a contar entusiasmadamente que tem um frondoso pé de goiaba em casa”.
numero:✓ Do Sensacionalista: “Paulo Guedes lança a nova CPMF: Contribuição do Pobre que vê o Mickey nas Férias. Com essa, o ministro lança o programa de humilhagem aérea”.
numero:✓ Bolsonaro vai fazer graça com os evangélicos neste sábado (15/02), no evento “Unção Dobrada”, da Igreja Internacional da Graça de Deus, na Enseada de Botafogo. Detalhe: segundo o jornal O Globo, a igreja Neopentecostal é a terceira organização religiosa com maior dívida ativa junto à União e, sozinha, deve R$ 144,3 milhões aos cofres públicos, segundo dados da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional. No entanto, Bolsonaro tem taxa de aprovação mais alta que a média da população brasileira entre os evangélicos, de acordo com o Datafolha. E tem mais: Cri-Civella vai aproveitar a oportunidade, claro, de aparecer ao lado do Presidente, de quem busca o apoio para a campanha de reeleição à Prefeitura do Rio este ano.
numero:✓ Os rappers BK, 3030, 1kilo, Haikaiss, Luthili e Youn são as atrações do Hip Hop Machine, do projeto “Verão na Varanda”, no Vivo Rio, nesta sexta (14/02), a partir das 21h.
numero:✓ Beto Guedes, 14 Bis e Marcus Viana fazem show triplo relembrando os principais sucessos de suas carreiras, no Km de Vantagens Hall, na Barra, no sábado (15/02), às 22h.
numero:✓ O italiano Eros Ramazzotti leva suas baladas açucaradas para o Vivo Rio, na turnê “Vita ce n’è”, no domingo (16/02), às 20h.
numero:✓ Agora, ao confete e serpentina, com inúmeros blocos — tanto os autorizados pela Riotur quanto os não autorizados — pelas ruas da cidade, bailes e quadras de escola de samba, que estão explodindo.
numero:✓ Se você é do tipo que, em época de festa, já amanhece com uma gelada na mão, corre para o “Céu na Terra”, que sai às 7h deste sábado (15/02), em Santa Teresa, com expectativa de seis mil pessoas.
numero:✓ Se o número de pessoas está pouco, o “Chora me liga” vai levar 100 mil pessoas ao Centro, também no sábado (15/02), às 7h.
numero:✓ E depois do sai não sai na hora combinada, o “Simpatia é Quase Amor” ocupa Ipanema com 120 mil foliões no sábado (15/02), a partir das 16h.
numero:✓ Maratonar deve ser a palavra mais usada pelos “bloqueiros”. No domingo (16/02), começa tudo de novo e, para quem gosta de esfrega-esfrega, tem o “Bloco da Preta”, no Centro, aquele repleto de musas, madrinhas e a artistarada toda grudada no trio elétrico assistindo ao público de 250 mil pessoas bem de longe.
numero:✓ O tradicional “Suvaco de Cristo” sai pelo Jardim Botânico, no domingo (16/02), às 8h, até a Praça Santos Dumont, na Gávea, com 32 mil pessoas. Para conferir a lista completa de blocos, clica aqui.
numero:✓ O “Baile do Corcovado”, no Espaço Corcovado, Cosme Velho, vai ter show do grupo Cozinha Arrumada e os blocos 442 e Virtual, no sábado (15/02), às 18h.
numero:✓ Mas dá pra fugir deles sem sair da cidade. Neste sábado (15/02), a partir das 9h, o programa de voluntariado do Parque Nacional da Tijuca promove um mutirão pela conservação da floresta urbana, no Parque Lage, no Jardim Botânico. O “Carnatirão 2020” é para adultos e crianças interessados em ajudar na manutenção do parque. Os voluntários vão colocar a mão na terra, retirando espécies nocivas e plantando espécies nativas, além de catar resíduos na floresta. No fim, vai rolar um piquenique colaborativo – para isso, os interessados devem levar um prato de comida salgada ou doce e a bebida de sua preferência.
numero:✓ Pra correr do batuque, também tem o teatro. É o último fim de semana de “Auto de João da Cruz”, que teve crítica de Cláudia Chaves na coluna, nesta sexta (14/02). Com texto de Ariano Suassuna e direção de Inez Viana, o espetáculo encenado pela Cia. Omondé acompanha a saga de um jovem ambicioso que abandona a família na miséria em busca de riqueza, no Teatro Firjan Sesi, no Centro, sábado e domingo (15 e 16/02), às 19h e 18h.
numero:✓ Em últimas apresentações, “Crimes delicados”, com André Junqueira, Daniel Dantas e Well Aguiar, no Petra Gold, no Leblon, sábado e domingo (15 e 16/02), às 17h.
numero:✓ Você pode curtir uma espécie de carnaval off do MAM, a partir deste sábado (15/02), ao som de DJs de música eletrônica no Bloco AME, e ainda curtir arte. A artista Ana Paula Oliveira apresenta dois trabalhos inéditos no Salão Monumental, na mostra “Poça/Possa”, com abertura neste sábado (15/02), às 15h.
numero:✓ Caroline Valansi está em cartaz com a mostra “Cine Desejo”, uma investigação da artista sobre a iconografia da indústria do cinema pornográfico, com cartazes, cartografias, fotogramas, letreiros, obras em LED e serigrafias, com abertura neste sábado (15/02), ao meio-dia, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro.
numero:✓ Também vale muito a expô “Rio Night Fever”, do fotógrafo francês Vincent Rosenblatt, que mora no Rio, na Galeria da Gávea. São 50 imagens da vida noturna nas favelas e dos “bate-bolas” no carnaval do subúrbio.
numero:✓ A russa Maria Vakhrusheva, ex-bailarina do Teatro Mariinksy, de São Petersburgo, participa do espetáculo da Canoa Cia. de Dança, com coreografia de Vitor Cunha e 10 bailarinos, no Centro Coreográfico do Rio, na Tijuca, sábado e domingo (15 e 16/02), às 20h e 18h.
numero:✓ Um cineminha? A tradicional mostra da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) exibe, até 19 de fevereiro, os eleitos pelos críticos como os melhores filmes do ano de 2019, no Odeon, na Cinelândia. Na lista, tem “Coringa”, de Todd Phillips, “Parasita” (o grande vencedor do Oscar), “Era uma vez… em Hollywood”, de Tarantino, “Dor e glória”, de Pedro Almodóvar, “A vida invisível”, de Karim Aïnouz e por aí vai. Para saber os horários, clica aqui. Para o circuitão comercial, escolha aqui.