E chega Jorge Mautner observado por todas as pessoas, mas no seu modo de ser permanente: sereno, olhar suave, voz um tom abaixo. Era o lançamento da série “Jorge Mautner — Kaos em Ação”, da cineasta Mini Kerti, no Estação Shopping da Gávea, na noite dessa quinta (13/02). “Jorge é todo errado, é amálgama. Jorge tem uma simpatia imensa por tudo. Jorge é estranho, diferente e humorista. Jorge é a liberdade”, disse Kerti.
Foi um vaivém intenso de queridos: “Ele é meu irmão desde 1968. Eu pertenço à família dele e ele à minha”, disse Mautner sobre Gilberto Gil, só um exemplo dos afetos ali. A série de quatro episódios é resultado de uma parceria entre a HBO Latin America e a produtora Conspiração.
Conta a vida de Mautner desde a chegada de seus pais ao Brasil, fugidos do Nazismo. Os 60 anos de carreira do cantor e compositor são mostrados através de apresentações musicais, imagens de arquivo e conversas com amigos, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, José Celso Martinez Correa, um grande recorte da cultura, pela visão de quem viveu de perto momentos entre o fim da Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e o Golpe Militar no Brasil.