É só pesquisar pelas palavras-chave variantes do Coronavírus, que, além das respostas sobre a doença, que já matou mais de 300 pessoas na China, aparece uma camiseta com a frase “Corona Virus”, imitando a logomarca da cerveja mexicana Corona, vendida a R$ 39,90 no Mercado Livre, com variações de cores. Tem carioca que já viu a peça na Uruguaiana, no Centro.
Antes da camiseta, outros memes surgiram na Internet, sobre o nome da cerveja associada à situação, além do aumento de buscas por “corona beer vírus” no Google (subiram 2.300% em todo o mundo, entre 18 e 26 de janeiro, quando a doença ganhou maior destaque na imprensa), e o “South China Morning Post” chegou a destacar que “não está claro se os termos de pesquisa estão ficando populares graças à ignorância ou ao humor“. Brincadeira ou desinformação, a marca foi obrigada a se posicionar: “É nossa convicção que, em geral, os consumidores sabem a diferença entre o vírus e a cerveja”.