Este ano, uma estreia na Sapucaí: o Camarote da Arara, tendo à frente Malu Barretto, Pedro Igor Alcântara, que já assinavam o Baile da Arara e estão ampliando o carnaval — daqui pra frente, entra para a sociedade Antônio Pedro Figueira de Mello, ex-presidente da Riotur à época de Eduardo Paes. “Minha função é só pelo know how; foram oito anos comandando o carnaval”, diz ele. Ao ser perguntado se camarote dá dinheiro (todo mundo sabe que sim), diz: “Camarote dá retorno financeiro, mas tem que saber fazer. A venda de ingresso não é o que dá dinheiro. A venda existe, no nosso caso, muito mais para criar o mix e dar a oportunidade de amigos de amigos irem. Esse retorno vem das marcas patrocinadoras”.
São 1.200 pessoas por noite, sem aquela sensação assim-é-a-vida-numa-lata-de- sardinha: é comercial, claro, mas que não parece pensar só nas hábeis transações, por mais que seja assim: tem clima de festa na pessoa física (sem tudo na PJ), o que, há muito, foi se perdendo no carnaval carioca, com gente sendo paga para ir aos camarotes. O amor ao prazer também pode ser exercido: o chef, por exemplo, é o paulista Alex Atala; a equipe tem muita noção das coisas, e boa parte sabe quem é quem (além dos artistas da TV); o local é privilegiado na avenida, em frente ao segundo recuo da bateria, mas talvez o principal seja mesmo a lista de convidados — essa é a maior diferença, além de muitos apaixonados pela festa em si.
Paola de Orleans e Bragança, por exemplo, comentava: “Olho em volta, e só tem gente linda”; Camila Pitanga: “Camarote com gente amiga e querida, só posso tá adorando”; Atala: “Minha primeira vez fazendo bufê num camarote carioca. Não tem energia igual! o Rio é foda”; o deputado federal Marcelo Freixo, depois de falar de sua paixão pelo carnaval, alguém perguntou se ele teria tomado banho de purpurina: “Banho de purpurina, eu? Não cheguei a esse ponto” ; o diretor criativo Giovanni Bianco: “Quero virar carnavalesco, então, pra mim, tem que ser no Rio”. E, por fim, a cantora Ana Carolina: “Carnaval do Rio é a festa mais importante do mundo, mas apaixonada eu sou mesmo é por ela,” apontando a namorada, a também cantora Chiara Civello. E completou: “O Camarote da Arara é bebida gelada e coração quente”.