As federações israelitas brasileiras entraram 2020 fazendo a campanha “Orgulho de ser Judeu”, iniciada pelo Comitê Judaico Americano (AJC). Nesta sexta (03/01), quem aderiu foi o governador Wilson Witzel, ao enviar uma mensagem a Arnon Velmovitsky, presidente da Federação Israelita do Rio (Fierj). “Conte comigo. Desde já manifesto minha solidariedade e repulsa por toda e qualquer manifestação de ódio e intolerância”, escreveu Witzel pelo WhatsApp.
O movimento começou logo no primeiro dia do ano. Segundo as federações, “estamos extremamente chocados com as expressões do antissemitismo nos EUA e em todo o mundo, que estão adquirindo dimensões epidêmicas e que fizeram com que muitos judeus tenham medo de se identificar publicamente”.
A campanha mundial vai acontecer na segunda (06/2020), através das redes sociais, com a hashtag #JewishProud. “Queremos que a comunidade mostre seu judaísmo com orgulho, postando fotos com seu quipá, seu colar com símbolos judaicos, uma camiseta com texto em hebraico. Você pode incluir, se desejar, algum texto explicando o motivo de seu orgulho”, diz o comunicado da Fierj. Pega logo aí sua estrela de Davi para posar!