numero:✓ Os assuntos mais comentados do ano: dia 1º de janeiro, #50DiasDeCarnaval; dia 3 de janeiro, #TerceiraGuerraMundial. No Brasil, mal dá pra se recuperar da ressaca.
numero:✓ Começe a pensar em que conquistas quer para o ano novo. E aqui vai a maior delas: o autocontrole. Já falei pra você a frase do Yogananda: “Quem demora a se encolerizar é superior ao poderoso.” Palavra de honra!
numero:✓ Para quem perdeu no ano passado, o musical “Elza” volta aos palcos, no Teatro Riachuelo, no Centro, sábado e domingo (04 e 05/01), às 20h e 18h. A peça conta a história de Elza Soares, com direção de Duda Maia.
numero:✓ Rolando nas redes, sobre o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), aquele da Damares Alves, que elaborou, junto com a Saúde, políticas para prevenção da gravidez precoce e sexo seguro entre adolescentes — a abstinência sexual: “Quanto maior a ausência, maior o tesão. É como combater formiga colocando açúcar no formigueiro”.
numero:✓ É hora do recordar é viver: sábado (04/01), no Vivo Rio, com Fábio Jr. e seus grandes sucessos, a partir das 21h.
numero:✓ Primeiro fim de semana de 2020, e a coluna avisa: não adianta, tem gente que não vai melhorar.
numero:✓ Como diria Nietzsche, “a vida sem música seria um erro”; por isso, o ano começa com várias atrações. Uma delas é o “Verão TIM” (tomara que o festival funcione mais do que a operadora), que começa neste sábado (04/01), na Praia de Ipanema, com o duo Anavitória e a festa SubaJovem. Os shows vão até o dia 9 de fevereiro e terá atrações, como Elza Soares e Martinho da Vila.
numero:✓ Resoluções de 2020 para Fabricio Queiroz, segundo o Sensacionalista: continuar fazendo amigo oculto o ano inteiro.
numero:✓ Mais som do bom com Mart’nália cantando músicas de Vinicius de Moraes, no Circo Voador, sábado (04/01), a partir das 22h. A abertura é do Encontros Casuais, duo formado por Mosquito e Inácio Rios.
numero:✓ Do comediante Fábio Rabin: “No filme ‘Frozen 2’, aprendi que a paz só poderá vir num casamento entre pessoas de dois mundos diferentes: dono da Havan (Luciano Hang) e Gleisi Hoffman; Gregório Duvivier e Damares Alves (foi mal, mano); Maria do Rosário e General Hamilton Mourão; Jean Willys e Carlos Bolsonaro. Alguém mais?”
numero:✓ No domingo (05/01), Diogo Nogueira comanda a roda do Clube do Samba, com abertura do Moça Prosa, a partir das 16h, na varanda do Vivo Rio.
numero:✓ Na Fundição Progresso, o Monobloco faz seu primeiro ensaio do ano, comemorando 20 anos de carnaval, com o lançamento do single “Esse meu Rio”, a partir das 22h. A abertura é do trio Os Gilsons, formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil.
numero:✓ Querendo algo mais tranquilo, tem a cantora de jazz e blues Taryn Szpilman com o espetáculo “Marilyn Monroe, luz & sombras”, no Manouche, no Jardim Botânico, sábado (04/01), às 22h.
numero:✓ Os blocos de carnaval já estão a toda. O Candybloco se apresenta no galpão HUB, em Santo Cristo, sábado (04/01), às 18h.
numero:✓ Atenção, pais: a primeira semana do ano no cinema está irresistível para suas crianças. A animação “Frozen 2” chegou quente para animar as férias escolares, e as músicas prometem ficar na cabeça, assim como “Let it go” ou, na versão dublada, “Livre estou”. Já pensou? Para entrar leve no ano, também tem “Minha mãe é uma peça 3”, segundo os críticos, o melhor da franquia, que já levou 2,5 milhões aos cinemas; e também a comédia “O paraíso deve ser aqui”, do ator, roteirista e diretor palestino Elia Suleiman, prêmio da crítica e menção especial do júri em Cannes. Para outros gêneros e salas, clique aqui!
numero:✓ O “ChuVerão do Toco-Xona”, querido pelos LGBTQI+, faz uma festa com as DJs Giordanna, Lela Gomes e Fernanda Fox, além de o público poder se jogar nos chuveirões espalhados pelo local, na Nau Cidades, em Santo Cristo, no domingo (05/01), às 16h.
numero:✓ Maria Rita e Marquinhos de Oswaldo Cruz são os convidados da “Feijoada da Família Portelense”, no sábado (04/01), a partir das 13h, na quadra da escola em Madureira. Eles vão se apresentar ao lado da Velha Guarda Show.
numero:✓ Aproveite que o sol deu um tempo e você vai manter esse corpo coberto, e agende um teatro. “Billdog 2” está em cartaz no CCBB, no Centro, sábado e domingo (04 e 05/01), às 19h30. A direção é de Gustavo Rodrigues e Joe Bone, com o próprio Gustavo e Tauã de Lorena, e é a continuação de “Billdog” (2012), o anti-herói que ganha a vida como um mercenário nas ruas de uma cidade fictícia, em algum lugar da América.
numero:✓ “Víspora”, livremente inspirada em “A gaivota”, de Anton Tchecov (1860-1904), traz, para o contexto brasileiro atual, perguntas sobre o teatro e os rumos da arte e cultura. Com Cláudia Barbot, Luiz Furlanetto, Rose Abdallah e outros, no Teatro Poeira, em Botafogo, sábado e domingo (04 e 05/01), às 21h e 19h.
numero:✓ Entre os espaços culturais, vale dar um pulo na Casa Roberto Marinho, já que, além do espaço, estão em cartaz as mostras “Duplo Olhar”, coletiva com curadoria de Márcia Mello e Paulo Venâncio Filho, propondo um diálogo entre a pintura e a fotografia modernas brasileiras, com obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Pancetti, Portinari e outros; entre os fotógrafos, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Gautherot, Pierre Verger e Gertrudes Altschul. E também “O jardim”, com serigrafias e xilogravuras inspiradas nos jardins da própria casa feitos por artistas, tais como: Angelo Venosa, Beatriz Milhazes, Carlito Carvalhosa, Iole de Freitas e Paulo Climachauska. A curadoria é de Lauro Cavalcanti, diretor do espaço.
numero:✓ Aqui, no link, mensagens de alguns iogues queridos da coluna: Mahavir, Nando Corrêa e Sushiila Leal.
numero:✓ Do estadista britânico Winston Churchil pra você: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.” Feliz 2020!